SóProvas


ID
2923393
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com Sobral e Peci (2008), o controle nas organizações é um tema propício a acalorados debates e discussões e, dentre as várias questões discutidas, duas têm se destacado: controle no contexto da flexibilidade e controle do desempenho socioambiental.

A respeito dessas tendências, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • "...os sistemas de controle do desempenho socioambiental operam em um ambiente bastante regulado e têm sido elogiados..."

    é... a floresta amazônia operam realmente em um ambiente bastante regulado e o combate ao desmatamento tem sido "muitíssimo" elogiado.

     

    Gabarito: B

  • caraculas

  • Os negócios sociais ao utilizarem métricas para avaliar seu desempenho socioambiental rompem com o paradigma de que o crescimento econômico é um fim em si mesmo, e alinham-se com a construção de uma nova economia baseada no modelo de desenvolvimento sustentável ao considerar aspectos econômicos, sociais e ambientais (ABRAMOVAY, 2012). Para mensurar o impacto socioambiental de um negócio social é necessário compreender os resultados delongo prazo alcançados excetuando-se a influência de atividades externas aos indicadores avaliados. A necessidade de isolar somente a contribuição das atividades de uma organização sobre os aspectos sociais e ambientais gera grandes dificuldades para mensurar impacto socioambiental.

    Atendendo a esta demanda a GIIN –Global Impact Investing Network–desenvolveu em 2009 o sistema IRIS –Impact Reporting Investments Standards–que é uma biblioteca de indicadores que padronizam os termos adotados para reportar o desempenho econômico, social e ambiental das organizações para os principais atores do ecossistema de negócios sociais. O IRIS organiza centenas de indicadores de desempenho em cinco categorias. São elas: descrição da organização, descrição do produto, performance financeira, impacto do produto e glossário (Global Impact Investing Network, 2012).

    A diversidade de indicadores permite aos empreendedores sociais atuando em diferentes localidades e setores da economia selecionar métricas mais pertinentes às especificidades das atividades que seus negócios sociais demandam. Esta flexibilidade na seleção dos indicadores resulta na diminuição da possibilidade de comparação, já que apenas empresas que selecionaram os mesmos indicadores poderão ser efetivamente comparadas.

    (http://www.ice.org.br/premioice/pdf/Alan_Pereira_mensuracao_desempenho_socioambiental.pdf)

    Percebe-se que os sistemas de controle do desempenho socioambiental não operam em um ambiente bastante regulado.

    Gab. B

  • Diferentemente dos demonstrativos financeiros, há tempo regulados em quase todos os países, os sistemas de controle do desempenho socioambiental operam em um ambiente pouco regulado e têm sido criticados por não oferecerem avaliações confiáveis e válidas acerca do desempenho das empresas. Por exemplo, se a Nike for avaliada sobre o tipo de trabalho em suas fábricas, pode induzir uma resposta errônea. De fato, a empresa não produz diretamente, mas conta com uma rede de fornecedores que são acusados de exploração de trabalho infantil.

    Administração - Teoria e Prática No Contexto Brasileiro - Filipe Sobral e Alketa Peci - 2ª Edição

    Gabarito: B