SóProvas


ID
2923972
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A consignação em pagamento é caracterizada pelo depósito judicial ou em estabelecimento bancário, da coisa devida, nos casos e formas legais, extinguindo a obrigação.


Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) INCORRETA:

    Art. 337, CC. O depósito requerer-se-á no lugar do pagamento, cessando, tanto que se efetue, para o depositante, os juros da dívida e os riscos, salvo se for julgado improcedente.

    B) INCORRETA:

    Art. 338, CC. Enquanto o credor não declarar que aceita o depósito, ou não o impugnar, poderá o devedor requerer o levantamento, pagando as respectivas despesas, e subsistindo a obrigação para todas as conseqüências de direito.

    C) CORRETA:

    Art. 339, CC. Julgado procedente o depósito, o devedor já não poderá levantá-lo, embora o credor consinta, senão de acordo com os outros devedores e fiadores.

    D) INCORRETA:

    Art. 343, CC. As despesas com o depósito, quando julgado procedente, correrão à conta do credor, e, no caso contrário, à conta do devedor.

    E) INCORRETA:

    Art. 345, CC. Se a dívida se vencer, pendendo litígio entre credores que se pretendem mutuamente excluir, poderá qualquer deles requerer a consignação.

  • A) Na verdade, “o depósito requerer-se-á NO LUGAR DO PAGAMENTO, cessando, tanto que se efetue, para o depositante, os juros da dívida e os riscos, salvo se for julgado improcedente" (art. 337 do CC). Lembrando que se a dívida for quesível, o pagamento ocorrerá no domicílio do devedor; sendo portável, será no domicílio do credor (art. 327). Incorreta;

    B) “Enquanto o credor não declarar que aceita o depósito, ou não o impugnar, poderá o DEVEDOR requerer o levantamento, PAGANDO as respectivas despesas, e subsistindo a obrigação para todas as conseqüências de direito" (art. 338 do CC). Isso significa que caso o credor não tenha sido ainda citado ou, caso citado, não tenha impugnado o depósito, o devedor poderá requerer o levantamento da prestação consignada, arcando ele com as consequências jurídicas de sua retratação. Incorreta;

    C) Em harmonia com o art. 339 do CC. O julgamento procedente gera a extinção da obrigação e, consequentemente, a exoneração dos fiadores e codevedores solidários. Assim, o dispositivo tem por escopo resguardar os direitos destes. Correta;

    D) “As despesas com o depósito, quando JULGADO PROCEDENTE, correrão à conta do CREDOR, e, no caso contrário, à conta do devedor" (art. 343 do CC). Incorreta;

    E) “Se a dívida se vencer, pendendo litígio entre credores que se pretendem mutuamente excluir, poderá QUALQUER DELES requerer a consignação" (art. 345 do CC). Incorreta.

     Resposta: C
  • Art. 337, CC. O depósito requerer-se-á no lugar do pagamento, cessando, tanto que se efetue, para o depositante, os juros da dívida e os riscos, salvo se for julgado improcedente.

    B) INCORRETA:

    Art. 338, CC. Enquanto o credor não declarar que aceita o depósito, ou não o impugnar, poderá o devedor requerer o levantamento, pagando as respectivas despesas, e subsistindo a obrigação para todas as conseqüências de direito.

    C) CORRETA:

    Art. 339, CC. Julgado procedente o depósito, o devedor já não poderá levantá-lo, embora o credor consinta, senão de acordo com os outros devedores e fiadores.

    D) INCORRETA:

    Art. 343, CC. As despesas com o depósito, quando julgado procedente, correrão à conta do credor, e, no caso contrário, à conta do devedor.

    E) INCORRETA:

    Art. 345, CC. Se a dívida se vencer, pendendo litígio entre credores que se pretendem mutuamente excluir, poderá qualquer deles requerer a consignação.