SóProvas


ID
2924116
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O empresário Luiz Figueiredo usou 1 150 painéis solares para cobrir o lago de sua fazenda e gerar a própria energia. O consultor Carlos Tabacow instalou 18 placas no teto de sua casa, o que lhe permitiu se livrar da conta de luz. No Rio, uma escola cobriu o telhado com 50 painéis e agora produz metade da energia que consome. Iniciativas como essas começaram a se espalhar pelo país e têm garantido uma escalada dos projetos de microgeração de energia solar no Brasil.

      Do ponto de vista climático, as condições são favoráveis, uma vez que a irradiação solar no Brasil é ideal para a produção elétrica. Ainda que hoje o mercado de equipamentos para captação de energia solar engatinhe no país, as condições climáticas propícias, aliadas ao fato de que no futuro os consumidores estarão cada vez mais aptos a gerar a própria energia, têm provocado uma corrida das empresas para conquistar um pedaço desse mercado.

(Renée Pereira. “Energia solar avança no Brasil e atrai empresas”. https://economia.estadao.com.br, 01.07.2018. Adaptado)

Se a redação do trecho “uma escola cobriu o telhado com 50 painéis e agora produz metade da energia que consome” for alterada para “se uma escola não___________ o telhado com 50 painéis, agora não___________ metade da energia que consome”, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • gab: E

    Se uma escola não tivesse coberto o telhado com 50 painéis, agora não produziria metade da energia que consome.

    O particípio de cobrir é coberto.

    Bons estudos.

  • Não entendi por que a “c” esta errada

  • Moises Lima, acho que é pelo fato da letra "C" está no modo composto "futuro do pretérito + particípio" dando uma ideia de continuidade ao fato passado, quando a letra "E" está somente no "futuro do pretérito" dando uma ideia de incerteza sobre o fato passado.

    se estiver equivocado corrijam-me por favor!!!

  • Fiquei na dúvida entre A e E, mas pelo que pesquisei o verbo COBRIR, de fato, só aceita o particípio irregular COBERTO. Não há que se falar em COBRIDO. 

  • Indiquem para comentário!

  • Questão sobre correlação verbal. O famoso "isse - ria"

    Quase escorreguei na letra "A" o examinador foi maldoso! Colocou bem na primeira alternativa a linguagem mais falada.

  • Se essa casa

    Se essa casa

    FOSSE minha

    Eu mandaria

    Eu mandaria ladrilhar...

  • cobrir = coberto

    ss = ria

  • Os verbos abrir, cobrir e escrever possuem somente a forma irregular (aberto, coberto e escrito). “Abrido”, “cobrido” e “escrevido” não figuram no dicionário

  • Pretérito imperfeito do subjuntivo combina com futuro do pretérito do indicativo.

  • verbo irregular com o auxiliar ter

  • Essa questão foi uma das mais difíceis que a VUNESP já elaborou, para resolve-lá, precisa saber esse macete aqui:

    Verbo TER + Verbo no PARTICÍPIO = Verbo conjugado no PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

    Na letra C, a locução "teria produzido" (verbo ter + particípio) é equivalente ao verbo PRODUZIRA (paroxítona e pretérito mais que perfeito), mas a lacuna pede um verbo no futuro do pretérito (justamente o produziria), por isso o termo "teria produzido" está completamente errado.

    Não fique chateado se vc errou essa questão, é de fato uma das questões mais difíceis que eu já vi a VUNESP elaborar para um cargo de nível médio.

    Edit: Minhas considerações são como estudante, não sou professor de língua portuguesa, então pessoal, indiquem para comentários para uma análise de uma pessoa mais qualificada para comentar a questão.

  • Pensei que era COBRIDO.. kakakakkakakka...

    Ainn, vivendo e aprendendo cada vez mais!!!

    Simboraa!!

  • Para o particípio de cobrir, só lembrar:

    Uso coberta para ser coberto.

  • Não poderia ser a C porque a segunda forma "teria produzido" é o pretérito mais que perfeito composto e esta não correlaciona com o pretérito imperfeito do subjuntivo

  • Pessoal, na minha humilde opinião, o gabarito é a letra C: “se uma escola não tivesse coberto o telhado com 50 painéis, agora não teria produzido metade da energia que consome”. A questão deveria ser anulada. Explico:

    Ao preencher a primeira lacuna com TIVESSE COBERTO (PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO COMPOSTO DO SUBJUNTIVO) necessariamente a correlação verbal na segunda lacuna deveria ser TERIA PRODUZIDO (FUTURO DO PRETÉRITO COMPOSTO).

    EX: Pretérito Mais-que-perfeito Composto do Subjuntivo:

    Eu teria estudado no Maxi, se não me tivesse mudado de cidade.

    Obs.: Perceba que todas as frases remetem a ação obrigatoriamente para o passado. A frase Se eu estudasse, aprenderia é completamente diferente de Se eu tivesse estudado, teria aprendido.

    A segunda lacuna somente poderia ser preenchida no FUTURO DO PRETÉRITO (Simples), caso a primeira lacuna fosse preenchida PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO. Ficando assim: “se uma escola não cobrisse o telhado com 50 painéis, agora não produziria metade da energia que consome”

    Vejam estes outros exemplos que reforçam o gabarito letra C:

    Futuro do Pretérito – futuro condicionado a algo do passado.

    Se eu tivesse dinheiro, viajaria nas férias.

    Futuro do Pretérito Composto – indica um fato que poderia ter ocorrido posteriormente a um determinado fato passado.

    Se eu tivesse ganhado esse dinheiro, teria viajado nas férias.

  • Os verbos abrir, cobrir e escrever possuem somente a forma irregular (aberto, coberto e escrito). “Abrido”, “cobrido” e “escrevidonão figuram no dicionário

  • Aprendi com uma colega aqui no qconcursos.

    Use as partículas no subjuntivo:

    ( Que)presente;

    (Se)pretérito imperfeito;(Quando)futuro.

  • A palavra "cobrido" está incorreta. O certo é "coberto".

  • Para o subjuntivo, há que se lembrar que não há uma certeza na fala. Então, em períodos compostos, como nessa questão e outras, há que se mentalizar: "talvez se uma coisa ACONTECESSE, a outra IRIA ACONTECER.". Essa correlação ajuda a resolver a maioria das questões.

  • Fundamento. Explico.

    A questão comporta anulação.

    Malgrado o gabarito apontar para a letra (e), penso que a letra (c) também está correta, dado que se trata da forma composta do futuro do pretérito.