SóProvas


ID
2924941
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Sertãozinho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      Vacina na marra


      Uma das piores coisas que pais podem fazer a seus filhos é privá-los de vacinas. Ainda assim, devo dizer que fiquei chocado com o artigo de uma promotora do Ministério Público, no qual ela defende não só multa para genitores que deixem de imunizar seus rebentos, mas também a busca e apreensão das crianças para vaciná-las.

      Imagino até que a adoção de medidas extremas como propõe a promotora possa fazer sentido em determinados contextos, como o de uma epidemia fatal que avança rapidamente e pais que, induzidos por vilões internacionais, se recusam a imunizar seus filhos.

      Há motivos para acreditar que as sucessivas quedas na cobertura vacinal registradas por aqui se devam mais a uma combinação de desleixo paterno com inadequações da rede do que a uma maciça militância antivacinal. Há até quem afirme que a queda é menor do que a anunciada pelo Ministério da Saúde, que, por problemas técnicos, não estaria recebendo informações atualizadas de alguns municípios.

      Seja como for, tenho a convicção de que, se a fórmula mais draconiana propugnada por ela fosse adotada, acabaríamos produzindo mais mal do que bem.

      O ponto central é que o sistema de saúde precisa ser visto pelo cidadão como um aliado e não como um adversário. Se a percepção que as pessoas têm do posto de saúde for a de que ele é uma entidade que pode colocar a polícia atrás de famílias para subtrair-lhes os filhos, elas terão bons motivos para nunca mais pôr os pés numa unidade.

      A ideia de que o sistema de saúde precisa ser protegido de ações que possam minar a confiança que o público lhe deposita não é estranha ao mundo do direito. Não é por outra razão que a legislação penal e códigos de ética proíbem o profissional de saúde de divulgar segredos de pacientes e até de denunciar crimes que tenham cometido.

(Hélio Schwartsman. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ helioschwartsman/2018/08/ vacina-na-marra.shtml.  Acesso em 11.11.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa em que as expressões destacadas na frase têm sentidos opostos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • Questão meio tosca...

  • MEU DEUS. A questão queria saber sentidos opostos ENTRE as expressões destacadas, mas eu entendi em relação à frase.

  • ALIADO E O OPOSTO DE ADVERSÁRIO

    E AS OUTRAS PALAVRAS DESTACADAS NAS FRASES, SÃO PALAVRAS DISTINTAS UNS DAS OUTRAS EM CADA FRASE. NÃO SÃO SEMELHANTES NEM OPOSTAS.

  • Tão fácil qe dá até medo na hora da prova..... pensa qe é pegadinha!

  • Gabarito C. Para quem errou;

    Normalmente quando a Vunesp menciona expressões destacadas na frase, ela se refere na literalidade, apenas as palavras em "negrito" e não devemos nos basear na interpretação da frase em si.

  • gab. C

  • Só analisar as palavras em negrito.. sentidos opostos remete à palavras antônimas.

  • Acertei porém achei a questão meio confusa,ao meu ver tem mais de uma alternativa correta!
  • Errei a questão por causa da alternativa "A"

    DIVULGAR = de certa forma é tornar algo público; e

    DENUNCIAR = de certa forma é também divulgar, e de de certa forma tornar algo público.

  • GABARITO: LETRA C

    contrário de aliado é: adversário, oponente, opositor, inimigo, rival, concorrente, competidor, antagonista, oposicionista, antipatizante, impugnador, discordante, contrariador, contraditor, contendor, contendedor, êmulo, emulador, justador, opoente, disputante, disputador.

    FONTE: ANTÔNIMOS.COM.BR