SóProvas


ID
2924995
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Sertãozinho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Na hipótese de alguém necessitar proteger um direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público, a ação correspondente prevista no texto da Constituição Federal a ser ajuizada é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra B

     

    CF/88

     

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)

    LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público; (GABARITO - LETRA B)

     

    bons estudos

  • A) Art. 5º, LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

    B) Art. 5º, LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

    C) Art. 5º, LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

    D) Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

    E) Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) é a ação que tem por finalidade declarar que uma lei ou parte dela é inconstitucional, ou seja, contraria a Constituição Federal.

    A ADI é um dos instrumentos daquilo que os juristas chamam de “controle concentrado de constitucionalidade das leis”. Em outras palavras, é a contestação direta da própria norma em tese. (http://www.normaslegais.com.br/guia/Acao-Direta-de-Inconstitucionalidade-ADI.htm)

  • Gabarito: B

    Básico sobre Remédios Constitucionais

    Habeas Corpus - Locomoção

    Habeas Data - Informação

    Mandato de Segurança - Proteger direito líquido e certo

    Mandato de Injunção - Falta Norma Regulamentadora

    Ação Popular - Anular ato lesivo ao Patrimônio Público

  • Gabarito B

    Mandado de Segurança

    ·        Característica:

    1.    Direito líquido e certo (o que é evidente: prova pré-constituídas/fatos claros), ato ou omissão “ameaça” por autoridade.

    2.    Não amparado por Habeas Data e Corpus (natureza residual)

    3.    Defende de habeas data

    ·        Precisa de Adv.

    ·        É Pago

    ·        Contra Atos Vinculados e Atos Discricionários

    ·        Legitimados Quaisquer PF ou PJ, mesmo estrangeiro., Universal, Órgãos Públicos e MP.

    ·        Paciente sempre PF

    ·        Prazo 120 dias após conhecimento do Ato

    ·        Pode desistir*

    ·        Não cabe MS, transito julgado ou lei em tese. 

  • MANDADO DE SEGURANÇA

    Previsão: Art 5º, LXIX, CF

    O que defende: Direito Líquido e certo que não seja HC ou HD (ex = concurso)

    Legitimidade ativa: Titular do direito

    Legitimidade passiva: Poder público (autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício das atribuições)

    Ilegalidade ou abuso de poder

    Modalidades: Preventivo | Repressivo

    Custas: SIM (salvo justiça gratuita)

    Adv: SIM

  • Direito líquido e certo? Mandado de Segurança.

  • Gabarito''B''.

    ´´ conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público``

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Gabarito B

      LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por  habeas corpus  ou  habeas data , quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

  • Palavra Chave: direito líquido e certo = mandado de segurança

    GABARITO B

  • gb b

    PMGOO

  • gb b

    PMGOO

  • GABARITO: B.

     

    Mandado de Segurança

     

    Proteger direito liquído e certo não amparado por HD ou HC, quando responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for:

     

     autoridade pública

     agente de pessoa juríd. no exercício de atribuições do poder púb.

     

  • MANDADO DE SEGURANÇA É UMA DICEa >> DIREITOQUIDO E CERTO

  • Ação popular é o meio processual a que tem direito qualquer cidadão que deseje questionar judicialmente a validade de atos que considera lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.

    Mandado de segurança é uma ação constitucional que visa tutelar direito líquido e certo, ameaçado ou violado por autoridade pública ou por aquele que esteja no exercício de funções desta natureza. Esta ação é aplicável quando não for cabível outro remédio constitucional.

    Mandado de injunção: Conceitua-se por ser um remédio constitucional à disposição de qualquer pessoa (física ou jurídica) que se sinta prejudicada pela falta de norma regulamentadora, sem a qual resulte inviabilizado o exercício de seus direitos, liberdades e garantias constitucionais. Ou seja, é para suprir a falta de uma lei.

    Ação civil pública: É o instrumento processual, previsto na Constituição Federal brasileira e em normas infraconstitucionais, de que podem se valer o Ministério Público e outras entidades legitimadas para a defesa de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.

    Ação Direta de Inconstitucionalidade: É um instrumento utilizado no chamado controle direto da constitucionalidade das leis e atos normativos, exercido perante o Supremo Tribunal Federal brasileiro. Tem por finalidade declarar a inconstitucionalidade de lei o ato normativo federal ou estadual, seja por vício de forma, seja por vício material, seja por dupla inconstitucionalidade.

  • a própria questão ja da a resposta. quando falar não amparado por hc ou hd....

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus  ou habeas data , quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

    FONTE: CF 1988

  • MandaDO é um ato escrito, emanado de autoridade pública competente.

    MandaTO é quando alguém tem autorização para praticar determinadas ações em função de outros.

  • Gabarito: B

    Mandado de Segurança - direito líquido e certo

    Mandado de Injunção - ausência de norma reguladora

    Ação popular: Ato lesivo

    Habeas Corpus - locomoção

    Habeas Data - informação pessoal (em regra)

  • arti.5, LXIX - conceder-se mandato de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente jurídica no exercícios de atribuições do poder público.
  • Não foi difícil assinalar a alternativa ‘b’, não é verdade? O enunciado trouxe a redação do art. 5º, LXIX, CF/88, de modo que o remédio constitucional adequado é o mandado de segurança.

    Gabarito: B

  • Principais Dicas de Remédios Constitucionais:

    Gabarito:B

    • Habeas Corpus = Liberdade de Locomoção; Não é pago; Qualquer um pode impetrar e ser o beneficiado da ação, exceto PJ.
    • Habeas Data = Acréscimo de informações, conhecimento de informações do impetrante e retificação de dados quando não queira fazer por um processo judicial; Ação na qual você tem que entrar com a ação - personalíssima, exceto quando você impetrar para herdeiros; Não é pago.
    • Mandado de Segurança = Proteger direito liquido e SErto, não amparado por habeas corpus e data; As provas devem ser preexistentes; Pago; Quem impetra é o PF e PJ e organização sindical, partidos políticos com representação no congresso nacional, associações com pelo menos 1 ano de funcionamento e entidades de classe.
    • Manda de Injunção = Sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviolável o direito e as liberdades constitucionais; Pago; PJ e organização sindical, partidos políticos com representação no congresso nacional entidades de classe.
    • Ação Popular = Qualquer cidadão poderá impetrar ação popular para anula ato lesivo a patrimônio publico, moralidade administrativa, meio ambiente e patrimônio histórico cultural; Não é pago, salvo se comprovado a má-fé

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!