SóProvas


ID
2925142
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os princípios da administração pública e os atos administrativos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Integram o caput do artigo 37 da Constituição Federal os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade administrativa, da publicidade, do interesse público e da eficiência.

II. A presunção de legitimidade e a presunção da veracidade podem ser consideradas atributos do ato administrativo.

III. Imperatividade é o atributo pelo qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância.

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA D

    I - interesse público.

     

  • Aquele tipo de questão que não precisa nem perder tempo lendo tudo.

  • Atributos do ato administrativo: PATI

    Presunção de legitimidade

    Autoexecutoriedade

    Tipicidade

    Imperatividade

  • Querida Bruna B segundo a melhor doutrina (Maria Sylvia Zanella Di Pietro), considera-se a TIPICIDADE e a VERACIDADE como atributos do ato administrativo, seu mnemônico seria P.A.T.I.V

  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

  • CORRETA, D

    Apenas para complementar e fixar o conteúdo:

    Atributos dos Atos Administrativos:

    Tipicidade / Imperatividade / Autoexecutoriedade / Presunção de Legitimidade e Veracidade:

    Sendo que:

    Presunção de Legitimidade = presume-se que o ato administrativo foi praticado de acordo com a Lei.

    Presunção de Veracidade = presume-se que o ato praticado pelo agente público é verdadeiro. O agente público é dotado de fé pública e, até que se prove o contrário, os atos praticados por ele são considerados verdadeiros.

    Lembrando que o atributo da Presunção de Legitimidade e Veracidade tem presunção relativa; é dizer: invertem o ônus da prova, dando a oportunidade ao "beneficiário" do ato provar que esse foi praticado de maneira contrária a lei.

  • Gabarito d.

    Só a título de complementação:

     

    A presunção de legitimidade e a presunção da veracidade são consideradas atributos do ato administrativo. E não: "podem" ser consideradas.

     

     

  • CORRETA D.

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • Essa é a típica questão MAL ELABORADA. O candidato sabendo a primeira já tem a resposta! #pormenosquestõesassim

  • A questão indicada está relacionada com os princípios da Administração Pública.

    • Princípios que estão expressos no caput do art. 37 da CF/88:

    - Constituição Federal:

    Art. 37 A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 
    • Ato administrativo: "é aquele ato editado no exercício da função administrativa, sob o regime de direito público e traduzindo uma manifestação de vontade do Estado. É regido pelo direito público e difere-se dos demais atos da Administração Pública" (CARVALHO, 2015). 
    I - ERRADO, uma vez que no artigo 37 estão expressos os princípios de legalidade, de impessoalidade, de moralidade, de publicidade e de eficiência. 
    II - CERTO, conforme indicado por Matheus Carvalho (2015), são atributos do ato administrativo: a presunção de veracidade e legitimidade; a imperatividade; a exigibilidade; a auto-executoriedade e a tipicidade.                                                                                                                                                 III - CERTO, de acordo com Matheus Carvalho (2015), imperatividade: "todo ato administrativo que cria obrigação ao particular (os chamados atos restritivos), encerra um poder dado à administração pública de, unilateralmente, estabelecer uma obrigação aos particulares - desde que, obviamente dentro dos limites da lei". "Essa imposição de obrigações, independente da vontade do particular configura o atributo da imperatividade". 
    Assim, a alternativa correta é a letra D, pois apenas os itens II e III estão corretos. 
    Referência:
    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 

    Gabarito: D
  • Esta é uma típica questão que eliminação de alternativas faz a diferença... Conhecendo o LIMPE, você percebe que o princípio da impessoalidade foi substituído pelo do "interesse público". Lembrando que o princípio da impessoalidade é um princípio constitucional, já o princípio da indisponibilidade do interesse público é implícito. Eliminando as alternativas, que possuem o item 1 e a que considera todas corretas, sobra apenas a alternativa "D".

    Gabarito: "D"

    Observação: Sempre confira as outras afirmativas como precaução!

  • I - A supremacia do interesse público é um dos pilares do regime jurídico administrativo. Apesar disto, não está expresso no art. 37 da CF.

  • Por favor, parem de menosprezar a questão. Alguns estudantes erraram. Para quem estar começando agora não é fácil ...