SóProvas


ID
2926387
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

     A ética e a moral servem como parâmetro para a tomada de decisões da humanidade. Contudo, a moral de hoje pode ser diferente da moral do futuro, o que a torna relativa, sendo variável de acordo com o tempo e a cultura.  

     Já a ética é considerada como universal e deve ser seguida por todos os  cidadãos e servidores públicos. Para estes últimos, é necessário que também sejam observados os chamados Códigos de Ética, que norteiam suas ações e devem sempre buscar o bem comum. 

      Assim, um dos importantes instrumentos para combater a corrupção nas empresas públicas, nos órgãos e nas entidades da Administração Pública são as Comissões de Ética.

      Apesar de não possuírem prerrogativa de aplicarem penas de demissão, elas podem aplicar pena de censura ao servidor e fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética.   

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994) e com o texto acima, julgue o item.


A distinção entre o bem e o mal não é suficiente para caracterizar a moralidade da Administração Pública, ela deve ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    Moralidade do ato administrativo = legalidade + finalidade

    Ano: 2017 Banca: Quadrix Órgão: CFO-DF Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Administradoror

    Q820518 - De acordo com a teoria de Maquiavel, os fins justificam os meios. No entanto, a moralidade da Administração Pública não deve ser limitada à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. A moralidade do ato administrativo deve ser fruto do equilíbrio entre legalidade e finalidade. (CERTO)

    ______________________________________________________________________________________________________________

    Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: MTE Prova: CESPE - 2008 - MTE - Agente Administrativo

    Q23838 - O agente público tem o dever de buscar o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade na tentativa de proporcionar a consolidação da moralidade do ato administrativo praticado. (CERTO)

    ______________________________________________________________________________________________________________

    Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: HEMOBRÁS Prova: CESPE - 2008 - HEMOBRÁS - Técnico em Almoxarife

    Q154303 - A conduta do servidor público, ao equilibrar a legalidade e a finalidade do ato administrativo, consolida a moralidade na administração pública. (CERTO)

  • Resposta: CERTO

    Só conhecimento da lei é suficiente para responder a questão.

  • Consoante o postulado de Rousseal e de Kant.

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • Gabarito: Certo

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • QUESTÃO CORRETA!

    Baseada no decreto 1171/94.

    ACRÉSCIMO: você sabia que o trecho citado pode ser classificado como ÉTICA DOS BENS??!

    ÉTICA DOS BENS: comportamento humano se orienta pela busca de um bem; o bem supremo (como fim último buscado). Logo, o Estado escolheu o bem comum como bem supremo que orientará a administração pública.