SóProvas


ID
2927026
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na atualidade as questões relacionadas a preservação estão para além das discussões relacionadas aos suportes analógicos ou às estruturas físicas das instituições arquivísticas. Uma preocupação recorrente na teoria e prática arquivística é a preservação digital, ou seja, as ações necessárias para a preservação de documentos produzidos em meios eletrônicos e digitais. Com isso em mente qual alternativa apresenta as técnicas mais utilizadas.

Alternativas
Comentários
  • Letra: A

    A preservação digital é composta por procedimentos de manutenção, que podem ser denominados estruturais e por procedimentos de preservação dos componentes, os quais podem ser denominados como operacionais. Os procedimentos estruturais se referem aos estágios iniciais, definindo questões como a infraestrutura, normas, escolha de padrões, financiamentos e definição de metadados. Já os procedimentos operacionais se referem a atividades que objetivam a preservação física, lógica e intelectual dos documentos digitais através de ações como a migração, a emulação e o encapsulamento (INTERPARES, 2007a; MÁRDERO ARELLANO, 2004; 2008; THOMAZ, 2004; THOMAZ; SOARES, 2004; WEBB, 2003)

  • A questão quer saber quais são os mecanismos utilizados para a preservação de documentos eletrônicos e digitais. 

    a) Migração é o conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas. A migração consiste na transferência de um objeto digital: a) de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável para um suporte mais novo; b) de um formato obsoleto para um formato mais atual ou padronizado; c) de uma plataforma computacional em vias de descontinuidade para uma outra mais moderna.
    Sempre que pensar em migração, relacione à questão da necessitade de troca de suporte diante de sua obsolescência.Fonte

    Emulação: estratégia de preservação digital que se baseia na utilização de recursos computacionais para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de uma obsoleta, aceitando as mesmas entradas e produzindo as mesmas saídas.Fonte

    Encapsulamento é uma estratégia que mantém a lógica do objeto no formato original. Dessa forma, a estrutura não é alterada e quando o acesso for requerido, as informações estarão disponíveis para tornar o objeto informação acessível.
    Tanto a migração, quanto a emulação e o encapsulamento têm como objetivo perpetuar as informações, apesar da inevitável obsolescência, portanto, essa é a alternativa correta.

    b) Digitalização é a reprodução de um documento em formato digital.

    Conservação de hardware: manutenção da parte física de um computador.

    c) Reprografia: é um meio de reprodução de documentos.

    Digitalização é a reprodução de um documento em formato digital.

    Migração é o conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas. Fonte

    d) Encapsulamento é uma estratégia que mantém a lógica do objeto no formato original. Dessa forma, a estrutura não é alterada e quando o acesso for requerido, as informações estarão disponíveis para tornar o objeto acessível. 

    Atualização de versões: é uma regravação de materiais digitais em uma versão mais atual. Fonte

    e) Criptografia: método de codificação que permite o acesso às informações somente por usuários autorizados.

    Hipermídia: Ampliação do conceito de hipertexto segundo a qual vários meios de armazenamento e transmissão de informação são integrados através de enlaces (hyperlinks), permitindo a utilização simultânea de sons, imagens estáticas e em movimento, e textos.

    Metadados: Dados estruturados que descrevem e permitem encontrar, gerenciar, compreender e/ou preservar documentos arquivísticos ao longo do tempo.  Fonte

    Gabarito do Professor: A