SóProvas


ID
2927044
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A normalização da descrição arquivística tratou-se de um longo processo de cerca de duas décadas de 1980 a 1990. Porém, anteriormente, proliferava-se uma série de instrumentos de pesquisa. De acordo com seus conhecimentos, quais eram esses instrumentos de pesquisa, marque V para verdadeiro, F para falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) Guias: Fornece um esquema do conteúdo do arquivo e não dos documentos em si, lista e sumariza o conteúdo de um fundo, coleção ou seção. Informa a respeito das datas-limite do fundo, a quantidade de documentos, sua origem e estado de organização, se há restrições ao acesso, quais são as séries, etc.
( ) Calendários: Um instrumento de pesquisa que lista cronologicamente os documentos de uma coleção podendo ser abrangente ou seletivo, pode incluir detalhes sobre o escritor, recebedor, datas, locais e resumo do conteúdo, tipo de documento. Um inventário cronológico.
( ) Repertórios: Instrumento de pesquisa no qual são descritos pormenorizadamente documentos, pertencentes a um ou mais fundos e/ou coleções, selecionados segundo critérios previamente definidos.
( ) Instrumento de pesquisa: Sistematização de informações relativas a uma autoridade, compreendendo referências cruzadas, relacionamentos e a documentação das decisões tomadas.
( ) Inventários analítico: Os instrumentos mais gerais trazem informações sobre a instituição custodiadora do arquivo, como: dos fundos sob sua custódia, seu endereço, dias e horários de funcionamento/atendimento da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe alguma fonte que cite esse instrumento de pesquisa: CALENDÁRIO?

  • (F) Conceito de Invéntário 
    (V) Exatamente. Relacione o "C" de calanedário ao "C" de cronológico. 
    (V) Exatamente. Esse conceito foi retirado do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA)
    (F) Conceito de Registro de Autoridade e não de Instrumento de Pesquisa retirado do DBTA
    Instrumento de Pesquisa é o meio que permite a identificação, localização ou consulta a documentos ou a informações neles contidas, também segundo o DBTA.
    (F) É o conceito de Guia. 
    Inventário analítico é o instrumento de pesquisa que descreve analiicamente as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele.

    Gabarito do Professor: E
  • (F ) Guias: Fornece um esquema do conteúdo do arquivo e não dos documentos em si, lista e sumariza o conteúdo de um fundo, coleção ou seção. Informa a respeito das datas-limite do fundo, a quantidade de documentos, sua origem e estado de organização, se há restrições ao acesso, quais são as séries, etc.

    (V ) Calendários: Um instrumento de pesquisa que lista cronologicamente os documentos de uma coleção podendo ser abrangente ou seletivo, pode incluir detalhes sobre o escritor, recebedor, datas, locais e resumo do conteúdo, tipo de documento. Um inventário cronológico.

    ( V) Repertórios: Instrumento de pesquisa no qual são descritos pormenorizadamente documentos, pertencentes a um ou mais fundos e/ou coleções, selecionados segundo critérios previamente definidos.

    (F ) Instrumento de pesquisa: Sistematização de informações relativas a uma autoridade, compreendendo referências cruzadas, relacionamentos e a documentação das decisões tomadas. (dossiê)

    ( F) Inventários analítico: Os instrumentos mais gerais trazem informações sobre a instituição custodiadora do arquivo, como: dos fundos sob sua custódia, seu endereço, dias e horários de funcionamento/atendimento da instituição.