SóProvas


ID
2927071
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               A VIOLÊNCIA INFANTIL


      Nos últimos tempos, a violência infantil vem crescendo de modo alarmante. Muitas razões têm sido apontadas como causa para um problema tão grave, entretanto acredita-se que a prática dos crimes infantis se deva ao modo como se vive nos dias atuais.

      Em primeiro lugar, pode-se constatar que as crianças passam durante muitas horas assistindo, pela televisão, a uma programação baseada na violência. Os desenhos, com personagens utilizando- se de espadas, armas de fogo etc., fazem, todo o tempo, apologia da força física, da coragem mediante o uso de uma arma. Os filmes apresentam lutas, brigas, disputas, homens fortes, como Schwarzenegger, com armas possantes, destruindo tudo à sua frente. As novelas, muitas vezes, mostram o lado negativo do ser humano, através de intrigas, vícios, maldades, enfim. Na verdade, podem ser contados nos dedos os programas que não incitem a criança e o próprio adulto a sair pelas ruas cometendo desatinos. Podem ser contados nos dedos os programas que acalmem o telespectador, que direcionem para as boas ações.

      Em segundo lugar, verifica-se que a maioria das mães não está dentro de casa para educar os filhos, o que tem sido, aliás, fator determinante para a sua desestruturação. Com as dificuldades financeiras por que passa grande parte das famílias, a mulher precisou sair para trabalhar e ajudar nas despesas do lar. Sua saída embora positiva por um lado, por outro foi desastrosa, pois os filhos ficaram a mercê das empregadas ou até sozinhos em grande parte dos casos. Isso significa que a educação ficou por conta de pessoas que não tem condições nem motivo para educar, ou ainda, por conta deles próprios. A criança passou a ter liberdade para fazer o que bem quer; os pais, por seu turno, com sentimento de culpa por se encontrarem somente à noite com os filhos, não lhes impõem limites, e tudo fica por isso mesmo.

      Por fim, outro dado que se destaca é a separação tão frequente dos casais hoje em dia. Marido e mulher já não estão tendo paciência para enfrentar os problemas, os desentendimentos, o dia-a-dia complicado que é viver em família; por qualquer coisa um pouco mais grave estão desfazendo o compromisso e indo cada um para o seu lado. Com isso, ficam os filhos normalmente com a mãe e vendo o pai apenas uma vez por semana. A mãe, como já se comentou, passa a maior parte do tempo trabalhando, o que faz com que a convivência seja mínima. Mais uma vez está a criança sozinha, agora encontrando somente um dos pais, no final do dia, a atenção, se for o caso.

      Em vista de tudo isso, pergunta-se o que pensa essa criança durante o dia inteiro, como ela encara a vida, que noção tem de certo e de errado, que sentimentos tem no coração. A mãe não está em casa; não pode, portanto, ensiná-la, orientá-la. O pai só a vê no fim de semana, o que o fará sentir-se culpado e o impedirá de ministrar qualquer ensinamento. Sobra-lhe a TV amiga das horas de solidão, a passar mensagens de violência e mais violência. Com essa vida, é difícil seguir outro caminho.

                                                                         (Lucia Helena Gouvêa, 2004)

A tese defendida pelo autor é a de que:

Alternativas
Comentários
  • c) a prática dos crimes infantis se deve ao modo como se vive nos dias atuais.

    Modo do segundo parágrafo: crianças assistindo conteúdo violento na televisão.

    Modo do terceiro parágrafo: maioria das mães não está dentro de casa para educar os filhos

    Modo do quarto parágrafo: separação tão frequente dos casais hoje em dia

    A vida é Ex nunc.

    61 985494084

  • Excelente texto.

  • A tese do autor é que devido ao estilo de vida que levamos alimenta ou da condições para que a violência infantil ocorra.

  • Ui que texto horrível, além de machista. Parece uma redação mal feita. Primeiro: ela não define o problema central que ela está criticando. A violência infantil: tá, mas a violência contra a criança ou entre as crianças? as crianças estão praticando crimes violentos? quais crimes? qual a fonte em que ela se baseou para afirmar que nos dias atuais as crianças assistem mais violência na TV? Os desenhos das décadas de 80 e 90 também tinham muita violência, assim como os filmes. As mães costumam trabalhar fora já há muito tempo, isso não é um fenômeno recente. E outra, o texto põe a culpa da ausência da mãe na criação dos filhos, mas e o pai? O que ela sugere? que a mãe deveria de ficar em casa cuidando dos filhos, mas o pai não precisa? por quê?

  • @Angélica, manda seu texto feminista pra banca ou pro autor, ninguém quer saber de discussões ideológicas aqui.

    Feminista, machista, fascista, taxista, sinceramente, tenho paciências pra essas briguinhas, geralmente de filhinhos de papais, de ideologias modernas não. Tudo hoje em dia é minoria, preconceito, oprimidos, etc... Haja paciência.

  • Igor, querido...se não quer saber de discussões ideológicas, por que perde tempo comentando? Problema seu se não tem paciência, vá procurar sua turma. Ainda estamos em uma democracia, a colega fala o que bem entende.

    Mas gente... xôxô... haja paciência...

    Só frisando: horrível texto.

  • Também achei o texto horrível. A autora deve ser discípula de Damares. Afff....

  • trata-se de um texto Dissertativo Argumentativo no qual a autora defende seu ponto de vista com base em  um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada realidade. O autor se vale de argumentos, de fatos, de dados, que servirão para ajudar a justificar as ideias que ele irá desenvolver. há aqueles que poderão concordar o discordar, sendo que o objetivo é convencer o leitor.

  • GABARITO C

    Nos últimos tempos, a violência infantil vem crescendo de modo alarmante. Muitas razões têm sido apontadas como causa para um problema tão grave, entretanto acredita-se que a prática dos crimes infantis se deva ao modo como se vive nos dias atuais.