SóProvas


ID
2927635
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme França (2014): “[...] O processo de comunicação é um luxo: a mensagem é transmitida de um emissor a um receptor; a mensagem é codificada e passada através de um meio ao receptor, que traduz a mensagem do emissor. Quando ocorrem desvios e bloqueios nesse luxo, há problemas na comunicação [...]”.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanos-PRH: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. 1º ed.–14. Reimp. – São Paulo: Atlas, 2014.


Sobre os problemas na comunicação, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da "A"?

  • Gab. C

    O erro da alternativa "A" reside no fato de afirmar que a filtragem é "favorecida quando existe poucos níveis verticais na estrutura organizacional". Pois, na verdade, a filtragem, normalmente, ocorre quando a fonte e o destinatário estão em níveis hierárquicos diferentes.

    Filtragem – manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. Normalmente, ocorre quando a fonte e o destinatário estão em níveis hierárquicos diferentes.

    Percepção seletiva – as pessoas que recebem a mensagem as interpretam com base em suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais. Dessa forma, se um entrevistador de recrutamento tem um preconceito em relação a estrangeiros, por exemplo, tenderá a interpretar negativamente qualquer mensagem que um angolano (por exemplo) venha a dizer.

    Excesso de informação – todos nós temos uma capacidade finita de processar informação. Quando essa capacidade é superada, tendemos a esquecer de informações, postergar a comunicação ou ação necessária. Assim, o resultado é perda de informação e uma comunicação com ruído.

    Emoções – as emoções que a pessoa que recebe a mensagem está sentindo irão influenciar o modo como ela interpretará a mensagem. Se estivermos felizes, tenderemos a ver a mensagem como positiva. Já se estamos depressivos, tendemos a ver as coisas de modo negativo. Dessa forma, deixamos de analisar a mensagem objetivamente e usamos nossas emoções, distorcendo o sentido.

    Linguagem – A idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todo mundo. Quando vamos a um médico e ele usa termos técnicos para nos explicar que doença temos, podemos não entender a mensagem. O mesmo pode ocorrer quando necessitamos do serviço de um advogado. As pessoas que enviam as mensagens costumam imaginar que todo mundo compreende da mesma forma a sua linguagem, mas isso não é necessariamente verdade.

    Apreensão ou ansiedade – Muitas pessoas sofrem de uma extrema dificuldade de se comunicar. Podem ter dificuldade para falar, escrever, ou as duas coisas. Isso pode ocorrer por: timidez, dificuldade na fala, fobias etc. Dessa forma, tenderão a buscar reduzir ao máximo a sua interação com outras pessoas. Pessoas que não gostam de falar em público ou conversar cara a cara tenderão a utilizar cartas ou e-mails quando uma conversa seria o mais indicado.

    Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • A filtragem é de cunho racional: o sujeito maliciosamente filtra a informação.

    Já a seletividade ou percepção seletiva, é algo quase que inconsciente.

  • A) A filtragem é favorecida com mais níveis organizacionais. Pense no telefone sem-fio: quanto mais pessoas participam da brincadeira, mais distorcida se torna a informação original.

    B) Essas variáveis afetam significativamente a compreensão da mensagem.

    D) A atitude defensiva dificulta a compreensão mútua.

    E) Boatos é rede informal: pode ocorrer em todas as direções.

  • Gab. C.

  • é tenso...

  • a) a filtragem é a manipulação de informações de um emissor para que elas sejam vistas mais vantajosas pelo receptor, favorecida quando existe poucos níveis verticais na estrutura organizacional.

    Filtragem é a manipulação de informações PELO emissor, e não DO emissor (no sentido de alguém manipular a mensagem dele).

    Fonte: Esse foi meu raciocínio.

  • É Adm ou Português essa joça??

    Gab: C

  • Platão adorou a questão

  • Amei a questão! <3

    Barreiras a comunicação

    Excesso de informações - quando a capacidade de processar as informações é superada;

    Filtragem - é a manipulação de informações de um emissor para que elas sejam vistas mais vantajosas pelo receptor;

    Percepção seletiva - as pessoas que recebem as mensagens (receptores) as interpretam com base em suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais; (ALTERNATIVA C)

    Linguagem - a idade, o nível educacional e a cultura influenciam como usamos a linguagem;

    Emoções - quando deixamos de analisar a mensagem objetivamente e usamos nossas emoções distorcendo o sentido;

    Apreensão/ansiedade - causado pelo medo de falar em público ou cara a cara, por exemplo, e por isso é melhor escrevendo.

    ________

    Rennó, 2013.

  • Gabarito: C

    Filtragem é quando a mensagem do emissor é manipulada por quem recebe.

  • Barreiras na Comunicação

    > Filtragem = Manipulação da mensagem pela pessoa que envia, para que seja vista favoravelmente pelo receptor

    > Percepção Seletiva = Desvio de interpretação, baseado em preconceitos, experiências anteriores

    > Excesso de Informação = Recepção de mais informações do que podemos captar

    > Emoções = As emoções influenciam no modo de interpretação da mensagem

    > Linguagem = A idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todos

    > Apreensão/Ansiedade = Pode ocorrer por timidez, dificuldade na fala, fobias, etc. Pessoas assim buscam reduzir ao máximo a interação com outras pessoas.

  • Também fiquei com dúvida por conta disso.

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    Entretanto, predomina que a delegação e a avocação decorrem do poder hierárquico.

  • Poder hierárquico é F .O. D.A

    Fiscalizar

    Ordenar

    Delegar

    Avocar

  • "quando existe poucos"...