SóProvas


ID
292801
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito das normas constitucionais que estatuem o regime jurídico dos membros do Congresso Nacional, analise as afirmativas a seguir:

I. Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de quarenta e oito horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

II. A incorporação às Forças Armadas de Deputados e Senadores, embora militares, dependerá de prévia licença da Casa respectiva, salvo em tempo de guerra.

III. As imunidades de Deputados ou Senadores subsistirão durante o estado de sítio, só podendo ser suspensas mediante o voto de dois terços dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Não entendo porque essa questão foi anulada.
    A alternativa C é a única correta. 

    I) errada ---> Art.53, par.2,CF
    Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de quarenta e oito  vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão

    II) errada ---> Art.53, par.7,CF
    A incorporação às Forças Armadas de Deputados e Senadores, embora militares, dependerá de prévia licença da Casa respectiva, salvo ainda que em tempo de guerra

    III) correta ---> Art.53, par.8, CF

  • Tb não entendi nada...

    A única correta é a III
  • A alternativa III é a reprodução literal do parágrafo 8º do art. 53 da CF, me surpreende ainda a anulação da questão, tendo em vista que o conteúdo estava previsto no Edital.
  • Essa questão foi anulada apenas por não estar prevista no conteúdo programático.
  • A assertiva I está incorreta devido a menção de "48 horas" e não 24 horas (prazo constitucional nesse caso).