SóProvas


ID
2928442
Banca
NC-UFPR
Órgão
FPMA - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Texto 1, a seguir, é referência para as questões 01 a 03 e 05. 

   O dia 1º de outubro foi dedicado ao idoso e o próximo dia 12 é a data das crianças. A proximidade das duas comemorações não foi planejada: o Dia da Criança é comemorado há quase 50 anos e lembra uma promoção de duas empresas que fabricam mercadorias para o público infantil e que criaram, dessa maneira, uma boa circunstância para o aumento de seu lucro. Aliás, é bom dizer que o índice de vendas para esse dia só é menor que o de outras duas datas exploradas comercialmente: o Natal e o Dia das Mães. 
  O Dia do Idoso, por sua vez, é comemorado no dia 1º há pouco tempo, e a data foi escolhida porque lembra a criação do Estatuto do Idoso. Ainda não há exploração, tampouco efeito comercial, mas creio que não demorará para que isso ocorra. 
   Esse fato não planejado, entretanto, nos dá a oportunidade de pensarmos a respeito das duas fases da vida que são extremidades de um percurso. O que há em comum entre elas? 
   Em primeiro lugar, a negação de ambas. A infância, tanto quanto a velhice, tem perdido seu lugar neste mundo. Já nascemos jovens e continuamos assim até o fim de nossa vida. É interessante perceber que adaptamos até a linguagem coloquial de modo a esconder essas condições da vida. Em relação às crianças, passamos a nos referir a elas como “baixinhos”, “pequenos” e seus correlatos, inclusive em textos jornalísticos, que usam e abusam de tais substitutos. Por certo você já ouviu a frase que afirma que a criança não é a miniatura de um adulto, não é? Mas essas palavras, que são usadas para suprimir a outra criança, apenas confirmam a tese negada na frase. 
   Para o velho, reservamos a palavra idoso para situações formais – avisos de atendimento preferencial, por exemplo –, mas elegemos expressões como terceira idade ou melhor idade para ocultar a velhice. Aliás, li um texto escrito por um advogado recentemente que afirmou que ser chamado de velho hoje permite até processo por reparação de dano moral. Isso quer dizer que a palavra velho transformou-se em xingamento grave, veja só! [...] 
  Temos orgulho de crianças que se comportam como jovens e de velhos com “espírito jovem”. Deveríamos é ter empatia e respeito com nossa infância e nossa velhice, isso sim. Por tudo isso, e por tudo aquilo que não coube neste texto dizer, poderíamos transformar as duas datas em uma, apenas: o dia dos excluídos. 
                                                                                      (Rosely Sayão, Extremidades da vida, FSP, 08/10/09) 

Assinale a alternativa que corresponde ao ponto de vista da autora nesse texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    É surpreendente que o termo “velho” tenha se transformado em um xingamento passível de processo judicial.

    >>> Isso quer dizer que a palavra velho transformou-se em xingamento grave, veja só! [...] (mostra que ela está surpreendida).

    Força, guerreiros(as)!!

  • A autora evidencia, ao longo do texto, que a fase da infância e a da velhice têm sido negadas e transformadas em uma eterna fase jovem. Ela critica esse comportamento, alegando que deveríamos ter mais empatia por essas duas fases da vida.

    Letra A – ERRADA – A autora não alega em nenhum momento que sejam datas comemorativas inúteis. Ela apenas toma essas duas datas como ensejo para uma reflexão sobre a desvalorização da velhice e da infância em prol de uma eterna juventude.

    Letra B – ERRADA – Na visão da autora, essas denominações são tentativas de se fugir do termo “criança” e “velho”.

    Letra C – CERTA – O exemplo trazido de um possível processo por danos morais devido ao fato de alguém ser chamado de velho deixa evidente a reação de surpresa por parte da autora.

    Letra D – ERRADA – A autora alega que a juventude tem sido hipervalorizada em detrimento da velhice e da infância.

    Letra E – ERRADA – Segundo a autora, atualmente, a juventude tem sido a fase mais valorizada.

    Resposta: C

  • Quer dizer que o ponto de vista da autora, de todo o texto, resumi-se a isto: 

    É surpreendente que o termo “velho” tenha se transformado em um xingamento passível de processo judicial. 

     

    ta serto!

  • Questões maneiras , mas resolvi 12 questões em 50 minutos , OSSOOO !

  • Aliás, li um texto escrito por um advogado recentemente que afirmou que ser chamado de velho hoje permite até processo por reparação de dano moral. Isso quer dizer que a palavra velho transformou-se em xingamento grave, veja só! 

  • Rapaz, essa banca é muito confusa, um único fragmento "derrubou" todas as outras alternativas. #PCPR

  • até acertei, mas que questão estranha em kkk

  • A questão é integralmente sobre compreensão textual. Vejamos:

    a) As datas comemorativas Dia da Criança e Dia do Idoso são inúteis, porque foram criadas com interesses comerciais.

    Incorreta. Pelo trecho a seguir poderemos notar que está alternativa está errada. Vejamos: "O Dia do Idoso, por sua vez, é comemorado no dia 1º há pouco tempo, e a data foi escolhida porque lembra a criação do Estatuto do Idoso. Ainda não há exploração, tampouco efeito comercial, mas creio que não demorará para que isso ocorra."

    b) Termos como “baixinhos” para crianças e “melhor idade” para a velhice são bem-vindos, porque demonstram carinho.

    Incorreta. Pelo trecho a seguir poderemos notar que está alternativa está errada. Vejamos: "É interessante perceber que adaptamos até a linguagem coloquial de modo a esconder essas condições da vida. Em relação às crianças, passamos a nos referir a elas como “baixinhos”, “pequenos” e seus correlatos, inclusive em textos jornalísticos, que usam e abusam de tais substitutos. Por certo você já ouviu a frase que afirma que a criança não é a miniatura de um adulto, não é?'

    c) É surpreendente que o termo “velho” tenha se transformado em um xingamento passível de processo judicial.

    Correta. Aliás, li um texto escrito por um advogado recentemente que afirmou que ser chamado de velho hoje permite até processo por reparação de dano moral. Isso quer dizer que a palavra velho transformou-se em xingamento grave, veja só! [...] 

    d) As pessoas idosas precisam demonstrar “espírito jovem” para se manter saudáveis.

    Incorreta. Pelo trecho a seguir poderemos notar que está alternativa está errada. Vejamos: "Em primeiro lugar, a negação de ambas. A infância, tanto quanto a velhice, tem perdido seu lugar neste mundo."

    e) A infância e a velhice têm em comum o fato de serem as fases mais comemoradas da vida.

    Incorreta.  Pelo trecho a seguir poderemos notar que está alternativa está errada. Vejamos: "Em primeiro lugar, a negação de ambas. A infância, tanto quanto a velhice, tem perdido seu lugar neste mundo."

    GABARITO: C