-
Letra B.
"O conceito de idoso está velho, de acordo com Ana Amélia Camarano, especialista do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em envelhecimento populacional. “Hoje quem tem 70 anos é como quem tinha 50 anos tempos atrás. Uma pessoa de 60 anos, mesmo na classe mais baixa, não é idosa como foram nossos avós”.
-
Fiquei na dúvida entra as alternativas b e c. Quando isso acontece, eu penso: qual é a alternativa mais correta?
Letra b
-
Por que a letra "A" está errada? A especialista afirma “Hoje quem tem 70 anos é como quem tinha 50 anos tempos atrás".
-
Letra B.
De acordo com a especialista Ana Amélia Camarano, o conceito de idoso ficou velho.
-
Questões de compreensão e interpretação de texto são as mais dificeis para mim, pois sempre fico entre duas respostas; no caso fiquei entre a B e a D. A alternativa D diz que a velhice é mais difícil para que tem poucos recursos econômicos e isso pode se inferir no seguinte trecho: "Uma pessoa de 60 anos, mesmo na classe mais baixa, não é idosa como foram nossos avós”. Porém, essa alternativa seria o gabarito se a questão tratasse de interpretação de texto, que não é o caso, já que o comando da questão é: De acordo com. Trata-se, portanto, de compreensão de texto, ou seja, algo que está explícito no texto e não algo que pode-se depreender a partir do que está escrito. Logo é fundamental entender se a questão é de interpretação ou de compreensão, pois geralmente haverá sempre duas alternativas aparentemente corretas. A professora Rafaela Motta fala sobre isso em algumas de suas aulas no YouTube.
-
Com relação à alternativa C acredito que o erro está em dizer que as políticas públicas precisam ser ajustadas, quando na verdade a autora do texto afirma que as idades exigidas é que precisam ser ajustadas.
-
Letra A também é correta.
-
Letra A – ERRADA – É o conceito de idoso que está velho, não o idoso atual.
Letra B – CERTA
Letra C – ERRADA – A autora não defende igualar todas as políticas públicas para idosos. O que ela defende é igualar as idades para cada política pública voltada a esse público.
Letra D – ERRADA – Trata-se de uma extrapolação. O foco do texto não se concentra na realidade socioeconômica dos idosos.
Letra E – ERRADA – O autor faz a comparação do idoso de 70 anos hoje com a pessoa de 50 anos tempos atrás, para justamente mostrar que o idoso de hoje não é tão debilitado assim. Dá-se a entender que a pessoas de 50 anos não é considerada idosa.
Resposta: B
-
“Hoje quem tem 70 anos é como quem tinha 50 anos tempos atrás. Uma pessoa de 60 anos, mesmo na classe mais baixa, não é idosa como foram nossos avós”.
GABARITO=B
o conceito atual de idoso está inadequado à realidade da população.
A) o idoso de hoje está mais velho do que o de antes. ERRADA
O TEXTO NÃO AFIRMA ISSO, ELE DIZ QUE A IDADE DE HOJE 70 ANOS, SE COMPARADO A ANTIGAMENTE EQUIVALE A PESSOA DE 50 ANOS.
OU SEJA: AS PESSOAS COM 70 ESTÃO JOVENS.
-
Desmarcando a certa e marcando a errada. Que vontade de ir comer
-
A questão quer um copo de água e vocês a oferecem um rio, tem que ser simples.
Não desista, logo a farda chega!
-
( Certo.) É exatamente o que o 1º parágrafo do texto:
“O conceito atual de idoso está velho” (sentido de ultrapassado, inadequado). (...) ‘Hoje quem tem 70 anos é como quem tinha 50 anos tempos atrás. Uma pessoa de 60 anos, mesmo na classe mais baixa, não é idosa como foram nossos avós’”. Concluímos do trecho que a realidade da população mudou, já que, com a mesma idade, o idoso de hoje não se parece mais com o idoso de outrora.
GABARITO: B
FORÇA, GUERREIROS!!