-
Letra B.
"O ensino fundamental no Brasil hoje pode ser considerado universal, com 99,2% das crianças de 6 a 14 anos frequentando a escola, o que representa 26,5 milhões de estudantes."
Conclusão: Se antes o ensino fundamental não era considerado universal, e hoje já é (com 99,2%), então realmente isso pode ser considerado um avanço.
-
desculpe Wal e Jeje, mas esses números que vc apresentou não respondem a pergunta.
-
"Sem deixar de reconhecer a importância desses avanços".
-
Eu só vi o texto dizendo o número e a porcentagem de estudantes atual. Como eu vou saber se é um avanço se não me diz a anterior?
O trecho que diz que em 2002 era 10% (jovens pobres com idade adequada no ensino médio) agora é 39% mostra um avanço. Mas quanto a proporção de crianças na escola, na minha opinião, é só uma informação sem comparação com outra no texto.
-
Letra B.
´´Sem deixar de reconhecer a importância desses avanços.
-
A) O texto afirma que o Brasil tem 26,5 milhões de estudantes frequentando o ensino fundamental, e não todos os níveis de ensino;
B) Correta, é o que se extrai do trecho “Sem deixar de reconhecer a importância desses avanços [...])”;
C) O texto afirma que hoje (ref. a 2018) o ensino médio é frequentado por 39% dos jovens, e não cerca de 10%, pois o percentual de 10,7% era identificado no ano de 2002;
D) Informação extratexto, já que em nenhum momento traz dados do século XX;
E) Informação extratexto, pois nada se afirma em relação à idade que os jovens se inserem no ensino médio;
-
Eu errei, pois achei que "esses avanços" se referia aos jovens e não as crianças. Porém como está no plural (esses avanços) provavelmente quer dizer dos jovens e das crianças.
-
Alex Amarante, veja na linha 5: "Sem deixar de reconhecer a importância desses avanços "...
-
um avanço apenas no aspecto quantitativo, pois se levarmos em consideração o aspecto qualitativo, não é um avanço, haja vista que: ´´Sem deixar de reconhecer a importância desses avanços, os números indicam que as desigualdades que antes se manifestavam no acesso à escola pública, agora se revelam dentro dela, com crescentes diferenças nos níveis de aprendizagem, que podem chegar ao equivalente a três anos de escolarização entre crianças da mesma idade``. no meu entendimento, caberia recurso.
-
Letra A – ERRADA – Esse número corresponde ao nível fundamental apenas.
Letra B – CERTA – É o que fica claro no trecho “Sem deixar de reconhecer a importância desses avanços...”.
Letra C – ERRADA – Não é esse o número apresentado no texto. Esse percentual diz respeito aos jovens pobres que chegam ao Ensino Médio.
Letra D – ERRADA – O texto dá a entender que as desigualdades aumentaram.
Letra E – ERRADA – É justamente o contrário do afirmado no texto.
Resposta: B
-
"DESSES AVANÇOS" resumi todos falados anteriormente!
-
Quem trabalha ou já trabalhou em escolas sabe que essa diferença de idade com a escolaridade e aprendizagem efetiva é em 97% por culpa dos próprios alunos que não querem saber de estudar, na sua maioria, apenas estão na escola para ter direito à merenda escolar e os benefícios sociais fornecidos pelo poder público. Geração tiktoker e freefire.
-
É phoda quando sabe a certa e marca a errada.
-
o texto fala do % elevado de crianças no ensino fundamental e então do crescimento do % de jovens negros e pobres ingressando no ensino médio em idade adequada
então traz o seguinte "Sem deixar de reconhecer a importância desses avanços (...)"
notem que avanços está no plural, ou seja, não fala apenas dos números do ensino médio, mas também dos números do fundamental
-
Sem deixar de reconhecer a importância desses avanços.
quais avanços ? os citados anteriormente.
-
Avante guerreiro, não desista do seu sonho!