SóProvas


ID
2928637
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No documento “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), a linguagem verbal é considerada como um bem cultural. Assim, o ideal é que, vivendo a linguagem oral no dia a dia, a criança vá aprendendo a:

Alternativas
Comentários
  • A

    fazer uso da fala, apropriar-se do seu funcionamento e descobrir a possibilidade de registro

  • Esta questão solicita que o candidato, considerando o documento “Orientações curriculares para a educação infantil" (2010), indique a alternativa que apresenta aquilo que a criança, vivendo a linguagem oral no dia a dia, deve aprender. 
    A) fazer uso da fala, apropriar-se do seu funcionamento e descobrir a possibilidade de registro 
    CORRETO - Historicamente, é a Educação Infantil que tem assumido o lugar de ampliar as possibilidades da criança de expressar-se na linguagem oral, reconhecendo o importante papel dessa linguagem na sua constituição como sujeito falante. O desenvolvimento da fala depende das interações sociais, das possibilidades que a criança tem de observar e participar de situações comunicativas diversas. Desde o berçário, os bebês podem compreender o que se passa ao seu redor, antes mesmo de desenvolverem a fala. Quando se estabelece conversas com eles em um processo intenso de comunicação pode-se identificar desejos, sentimentos de ambos – bebê e educador - por outros sinais: balbucios, gestos, expressões faciais, entonação e modulação da voz. Educador e criança, conjuntamente, compartilham significados. Com as crianças do maternal e da Pré-Escola o mesmo acontece, pois vivendo em situações do cotidiano vão aprendendo a se comunicar com diferentes propósitos: para pedir algo, contar alguma coisa que aconteceu e para se relacionar. Assim, é vivendo a linguagem oral no dia-a-dia que a criança vai aprendendo a fazer uso da mesma e se apropriando do seu funcionamento e descobrindo a possibilidade de registro. 
    B) manter-se calada, comunicando-se quando solicitada 
    ERRADO - A criança tem direito aos bens da sua cultura. A linguagem verbal é um desses bens e possui papel decisivo no seu lugar na sociedade, pois ela é responsável por mudanças no modo como as sociedades se organizam e se relacionam, e tem reflexos no próprio modo de pensar dos sujeitos. A linguagem verbal se expressa através de dois domínios que estão intimamente articulados: o oral e o escrito.  Portanto, a criança deve aprender a se comunicar e se expressar livremente através da linguagem verbal.
    C) produzir, a princípio, curtos e, em seguida, longos textos a respeito da sua linguagem e do contexto em que vive 
    ERRADO - Vivendo em situações do cotidiano, as crianças vão aprendendo a se comunicar com diferentes propósitos: para pedir algo, contar alguma coisa que aconteceu e para se relacionar. Assim, é vivendo a linguagem oral no dia-a-dia que a criança vai aprendendo a fazer uso da mesma e se apropriando do seu funcionamento e descobrindo a possibilidade de registro. O mesmo processo inserido em usos no cotidiano aplica-se também à linguagem escrita. A construção da escrita é longa e se inicia nos primeiros anos de vida. A criança, desde a mais tenra idade, está exposta à prática da leitura e escrita e, assim, tem a oportunidade de ir construindo gradativamente o conhecimento dessas linguagens no seu dia-a-dia. 

    D) tornar-se um sujeito receoso de utilizar a linguagem como forma de expressão 
    ERRADO - A criança deve poder ampliar o seu vocabulário das crianças; explorar e expressar as diferentes formas de linguagem (corporal, oral, escrita, musical, artes plásticas); usar símbolos, brincadeiras, registros, diferentes narrativas; trabalhar com diversas possibilidades de transformação e expressão de ideias, emoções e formas de agir e pensar; desenvolver o gosto e o prazer pela leitura e compreensão da escrita; explorar os múltiplos usos e funções da língua oral e escrita; utilizar diferentes formas de texto para exploração oral. Deve, ainda, conseguir expressar-se oralmente em pequenos e grandes grupos; descrever objetos, fenômenos, sensações e experiências; recontar o que ouve: histórias, casos, recados, instruções etc.; expressar claramente sentimentos, pensamentos, ideias e planos utilizando as diferentes linguagens. Ou seja, a criança deve conseguir se apropriar da linguagem e utilizá-la plenamente como forma de expressão. 
    Portanto, a letra A é a alternativa que apresenta a resposta correta. 
    Gabarito do Professor: Letra A. 
  • GAB: A