Esta questão aborda o registro como instrumento de trabalho pedagógico do educador, tendo como base a obra “Educação infantil: Saberes e fazeres da formação de professores" da autora Luciana Esmeralda Ostetto (2012). O candidato deve indicar a alternativa que apresenta aquilo que o registro do educador deve contemplar.
A) a construção de um planejamento inalterável e que demonstre as falhas nas atividades
ERRADO - Para a autora, registro, planejamento e avaliação estão intimamente ligados, mas ela também alerta que é preciso compreender que emitir juízo, comparar ou até mesmo rotular; é significar e só tem sentido quando auxilia o educador a ajudar as crianças e a rever sua própria prática. Nesse sentido, o planejamento não é inalterável e o registro permite avaliar as atividades desenvolvidas, encaminhando os próximos passos do planejamento.
B) o estudo comparativo das crianças ressaltando os pontos negativos da rotina diária
ERRADO - A autora pontua que o registro, o planejamento e a avaliação são instrumentos indispensáveis ao educador. Contudo, é preciso compreender que emitir juízo, comparar ou até mesmo rotular; é significar e só tem sentido quando auxilia o educador a ajudar as crianças e a rever sua própria prática. Dessa forma, não tem como objetivo comparar as crianças nem ressaltar os pontos negativos da rotina diária, mas sim, permitir a sua avaliação e melhoria.
C) análise do conteúdo disciplinar que precisará ser alcançado considerando metas e prazos determinados
ERRADO - O registro não tem como função a análise do conteúdo disciplinar. Ele contempla o vivido diariamente, de forma descritiva e também analítica, sendo um documento reflexivo do professor.
D) o vivido diariamente, apresentado na escrita de forma descritiva e também analítica
CORRETO - Segundo a autora, na medida em que qualificamos todos os fatos do cotidiano educativo como histórias vividas, tudo será digno de nota. A característica principal do registro, como instrumento de trabalho pedagógico, é constituir-se num espaço pessoal do educador. É um espaço de sistematização da ação pedagógica onde o professor organiza seu trabalho através de registros escritos. Nesse sentido, é possível afirmar que o registro do educador contempla o vivido diariamente, apresentado na escrita de forma descritiva e também analítica. Não se trata apenas de contar o que aconteceu e se passou naquele determinado dia, mas de tentar compreender o passado, estabelecendo relações com a continuidade do trabalho, o que veio antes, o que virá depois, analisando o vivido para aprender com a experiência. Trata-se de fazer e trazer para a consciência a “coisa feita". A escrita traz/faz revelações e amplia a consciência do educador.
Portanto, a letra D apresenta o que o registro do educador deve contemplar, enquanto instrumento de trabalho pedagógico.
Gabarito do Professor Letra D.