SóProvas


ID
2928688
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
CRP - 11ª Região (CE)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                      A paz se constrói a cada instante
 

      Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo o que é preciso fazer para construí-la e evitar a guerra.

      A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos diante das injustiças.

      Na escola, os maiores chantageiam os menores. Um dos alunos vai falar com o diretor para acabar com essa chantagem: esse aluno, não fechando os olhos para o que acontece, reagindo, está construindo a paz. O diretor procura os aproveitadores, aplica-lhes uma punição e explica por que estão sendo punidos: ele está construindo a paz.

      Aparece um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela televisão. Milhares de pessoas reagem e publicam artigos para dizer que não estão de acordo: elas ajudam a construir a paz.

      Os líderes de todas as religiões do mundo se reúnem para falar do que têm em comum, de tudo o que é semelhante em suas crenças, da importância da vida. Mostram que é possível dialogar; mesmo não estando de acordo em tudo: eles constroem a paz.

      Os homens optam por não esquecer o passado: juntos, lembram-se do fim de uma antiga guerra. Certo dia, em suas famílias ou comunidades, os mais velhos contam aos jovens como aquela guerra começou, como era a vida naquele período, o que poderiam ter feito para evitá-la: eles constroem a paz.

      Em diversas cidades da Europa, por exemplo, para recordar o fim da Segunda Guerra Mundial, os homens construíram monumentos em homenagem aos que morreram lutando. Assim, as pessoas não se esquecem que a guerra existe e que é necessário prestar atenção para que ela não volte.

      Nas escolas, os professores ensinam História. E, juntamente com os alunos, tentam compreender por que as guerras explodem em todo o mundo. Raciocinam em conjunto e se perguntam: será que elas podem voltar a acontecer? O que pode ser feito para evitá-las? Agindo assim, eles constroem a paz.

Brigitte Labbé e Michel Puech. A guerra e a paz.  São Paulo: Scipione, 2002. 

Marque a opção em que a indicação da classificação da oração destacada está correta:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre sintaxe.

    a) “Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre.” (oração subordinada substantiva subjetiva).

    Incorreta. Para ser oração substantiva subjetiva a parte sublinhada teria que ser o sujeito. Isso não acontece, porque o sujeito é ( muitos homens).

    Muitos homens sabem ISSO (colocando o pronome "isso" iremos saber se é subordinada substantiva.)

    A parte em negrito sublinhada exerce função de objeto direto. (muitos homens sabem o quê?)

    Essa seria uma oração oração subordinada substantiva objetiva direta.

    b) “Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo,(oração subordinada adjetiva).

    Incorreta. Para ser oração subordinada adjetiva deveria ser introduzida por um pronome relativo, mas na verdade está sendo introduzida por um advérbio temporal (quando), o que torna a parte em negrito uma oração subordinada temporal.

    c) “Aparece um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela televisão.” (oração subordinada objetiva indireta);

    Incorreta. O verbo propor é trânsito direto, assim exigindo um objeto direto e não indireto. Logo é uma oração subordinativa substantiva objetiva direta.

    d) “e publicam artigos para dizer que não estão de acordo” (oração subordinada substantiva objetiva direta).

    Correta. E publicam artigos para dizer ISSO, Isso o quê? Que não estão de acordo.

    A parte sublinhada tem função de objeto direto.

    GABARITO D

  • GABARITO D

    Pessoal, vamos lá:

    PRONOME RELATIVO: quando o "que"puder ser substituído por "o qual, a qual, os quais, as quais". Sendo PRONOME RELATIVO iniciará uma oração subordinada ADJETIVA restritiva (quando não tiver vírgula) ou explicativa (quando tiver vírgula).

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE: quando o "que" puder ser substituído por "isso, disso, nisso". Sendo CONJUNÇÃO INTEGRANTE iniciará uma oração subordinada SUBSTANTIVA objetiva direta ou objetiva indireta ou subjetiva ou apositiva e por aí vai...

    bons estudos

  • Gab: D

    ''e publicam artigos para dizer ISSO(objeto direto)

  • Toda oração subordinada substantiva subjetiva irá iniciar com verbo de ligação ou verbo na 3a pessoa, além de sempre ser um VTD. Por este motivo a mais a letra A está errada.

  • correções

    A) “Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre.”

    (oração subordinada substantiva objetiva direta);

    B“Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo,”

    (oração subordinada adverbial)

    C “Aparece um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela televisão.” (oração subordinada objetiva direta);

    D e publicam artigos para dizer que não estão de acordo

    (oração subordinada substantiva objetiva direta).- GABARITO

    bons estudos.

  • Diogo Cordeiro

    Na alternativa "a" você disse que a substituição por isso caracteriza uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

    Não poderia escrever: " Isso sabem muitos homens" tornando a assertiva A correta?

  • Gabarito: D

    Oração subordinada substantiva objetiva direta: Exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal.

    Esquema: VTD + QUE/SE

    Exemplo: Os funcionários não sabiam que era dia de despedimentos.