SóProvas


ID
2929711
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Fermentação é um processo que pode ocorrer em organismos multicelulares. Por exemplo, células musculares funcionam em baixos níveis de oxigênio por realizarem fermentação, gerando lactato. A conversão de piruvato a lactato, apesar de não gerar energia química (ATP) adicional para as células, é condição necessária para a manutenção do metabolismo anaeróbico, porque:

Alternativas
Comentários
  • a) restabelece as concentrações de NAD+.

  • Toda a energia formada pela fermentação acontece na glicólise. Os processos fermentativos propriamente dito - alcoólica e láctica - somente ocorrerão para oxidar (liberar os elétrons) do NADH, fazendo com que o ciclo continue.

    Resumindo: haverá a reconversão de NADH + H em NAD. A fermentação devolve as moléculas de NAD ao sistema de glicólise. São duas as formas de recuperar o NADH:

    Por exemplo: no resultado da fermentação alcoólica, o NADH - que capturou os elétrons na quebra do piruvato, vai devolver esses elétrons para a molécula - produz a redução do acetaldeído à moléculas de etanol (C2H6O) - através da enzima álcool desidrogenase -, produzindo ainda o dióxido de carbono (CO2). Essa fermentação é muito comum na produção de pães, vinhos, cervejas e etanol.

  • Alternativa (A)

    Restabelece as concentrações de NAD+