VAMOS IMAGINAR QUE VOCÊ SE DEPARA COM UMA QUESTÃO DESSA NA PROVA, E CONSTATA QUE NÃO ESTUDOU MUITA COISA REFERENTE A ''HISTÓRIA DA POLICIA CIVIL'' PROPRIAMENTE DITA
Isso não significa portanto que você vai errar ou ter que escolher uma alternativa aleatória. Provavelmente você já deve ter lido o artigo 144 da constituição, somando-se a isso o seu conhecimento básico de história vc acerta a questão
A letra C está errada, pq em 1500 Brasília não existia
Um pouco da História...
Com a chegada da Família Real (1808) a instituição policial brasileira sofreu várias mudanças. Dom João VI criou uma intendência formada por homens que eram responsáveis pela captura de criminosos, investigações e se precaver contra agitadores e espiões franceses. Essas funções são semelhantes as executadas pela Polícia Civil hoje.
Entre 1808 e 1832 o país passou por um período de transição. Apenas após a promulgação do Código de Processo Criminal do Império (1832) que as funções policiais e judiciais se desvincularam. Isso fez com que a Polícia Judiciária passasse por uma reestruturação. As atribuições policiais passaram a ser vinculadas à figura do Juiz de Paz (chefe de polícia) a partir da promulgação do primeiro Código de Processo Penal, em 1835.
Com o decorrer dos anos, viu-se a necessidade de aprimoramento do sistema, fazendo a instituição passar por inúmeras transformações estruturais. Mas apenas em 1841 uma nova lei (Lei 261/1841) estabeleceu a criação de uma Chefatura de Polícia em cada província e também na Corte.
Em 1842 o Código de Processo Criminal de 1832, foi modificado com o Decreto 120/1842. Isso possibilitou a estruturação da Polícia Civil. Com esta modificação, extinguiu-se a Intendência Geral de Polícia e novos cargos — como Chefe de Polícia, delegados e subdelegados, Chefe de Polícia e auxiliares — passaram a existir.
Em 1866 Imperador cria, através do Decreto 3.598, a Guarda Urbana — um corpo de Policiais Civis uniformizados, com a finalidade de prevenir os crimes na cidade do Rio de Janeiro. Com os bons resultados da Guarda Urbana viu-se na necessidade, no início da República, de se separar as atividades, militares e civis, e criou-se a Polícia Militar e Polícia Civil.
Enquanto a Polícia Militar previne o crime, por meio do policiamento ostensivo, e anda fardada; a Polícia Civil atua após o crime, “à paisana”, buscando o como e o porquê de ter acontecido.