SóProvas


ID
2931682
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“– Estruturalmente o computador quântico de Edmond não era muito diferente do D-Wave – disse Winston. – Uma diferença é o cubo metálico ao redor. O cubo é coberto por ósmio, um elemento químico raro, ultradenso, que proporciona um maior isolamento magnético, químico e quântico.”. Nesse trecho do livro “Origem”, de Dan Brown, aparece, em destaque, um elemento químico. Sobre esse elemento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Ósmio - metal de transição externa.

  • Na verdade trata-se de um metal de transição interno, localizado na família 8 no sexto período. Os metais de transição externos são os lantanídios e actanídios

  • Elementos de transição interna são os Lantanídeos e os Actinídeos

  • Informação da Camila está incorreta. Como o Josué informou, os elementos de transição interna são os Lantanídeos e os Actinídeos.

    Sendo os Lantanídeos: elementos que possuem número atômico 57 até o 71. 

    E os Actinídeos: elementos que possuem número atômico 89 até o 103.

  • Metais de transição estão localizados entre os grupos 2A e 3A (excluindo estes). São definidos como elementos cujos átomos correspondentes não possuem orbital "d" mais energético totalmente preenchido, ou que são capazes de formar cátions com orbital d incompleto.

    Essa classe de elementos se subdivide em duas: a dos metais de transição externa (constituindo o bloco d) e a dos metais de transição interna (constituindo o bloco f).

  • GAB C

    Poderia também matar a questão pela seguinte observação: "um elemento químico raro".

    ÓSMIO (Os) - está situado no grupo 8 da classificação periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição classificado no grupo da platina (metais de transição externa).

  • A tabela periódica é dividida em:

    Ósmio é o elemento Z=76, ou seja, se encontra nos elementos de transição (externa, no caso) pois interna são os lantanídeos o e actinídeos.

  • A . Trata-se de um metal alcalino terroso. ERRADO

    Os metais alcalino-terrosos (alcalino por formarem álcalis – as  – terrosos por seus  serem por muito tempo chamados de terra) representam os elementos do grupo 2A da , com  terminando em ns², onde n representa o número correspondente à última camada (variando de 1 a 7).

    Constituem essa família os elementos: , Be (z = 4); , Mg (12); , Ca (z = 20); , Sr (z = 38); , Ba (z = 56); e , Ra (z = 88).

    B Trata-se de um metal de transição interna. ERRADO

    Observe na tabela que os elementos pertencentes a esta classe são mostrados à parte, na parte inferior da Tabela, e se classificam em:

    Lantanídeos: elementos que possuem número atômico 57 até o 71.

    Actinídeos: elementos que possuem número atômico 89 até o 103.

    C Trata-se de um metal de transição externa. CERTO

    ósmio é um elemento químico, símbolo Os, de número atômico 76 (76 prótons e 76 elétrons), com massa atómica 190,23 u e que está situado no grupo 8 da classificação periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição classificado no grupo da platina. À temperatura ambiente o ósmio encontra-se no estado sólido.

    Elementos de transição externa:

    Período 4: titânio, vanádio, cromo, manganês, ferro, cobalto, níquel e cobre.

    Período 5: zircônio, nióbio, molibdênio, tecnécio, rutênio, ródio, paládio e prata.

    Período 6: háfnio, tantálio, tungstênio, rênio, ósmio, irídio, platina e ouro.

    D Trata-se de um metal da série dos lantanídeos. ERRADO

    A série dos lantanídeos possui elementos cujos números atômicos vão de 57 a 71. Esses elementos são: Lantânio (La), Cério (Ce), Praseodímio (Pr), Neodímio (Nd), Promécio (Pm), Samário (Sm), Európio (Eu), Gadolínio (Gd), Térbio (Tb), Disprósio (Dy), Hólmio (Ho), Érbio (Er), Túlio (Tm), Itérbio (Yb), Lutécio (Lu).

    E Trata-se de um metal da série dos actinídeos. ERRADO

    Já a série dos actinídeos apresenta elementos cujos números atômicos vão de 89 a 103. Esses elementos são: Actínio (Ac), Tório (Th), Protactínio (Pa), Urânio (U), Netúnio (Np), Plutônio (Pu), Amerício (Am), Cúrio (Cm), Berquélio (Bq), Califórnio (Cf), Einstênio (Es), Férmio (Fm), Mendelévio (Md), Nobélio (No), Laurêncio (Lr).