SóProvas


ID
2931919
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na terapêutica de quadros de intoxicação por alguns inseticidas com ação anticolinesterásica, o uso de antagonistas muscarínicos é necessário. Dentre as drogas apresentadas a seguir, são classificadas como drogas anticolinérgicas, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Gabarito E – neostigmina.

    O enunciado é que confunde, mas a questão em si é muito simples.

     

    Drogas anticolinesterásicas são drogas que atuam inibindo as enzimas colinesterásicas, ou seja, se inibem essas enzimas, a acetilcolina ficará mais tempo na fenda, já que não terá ‘ninguém’ para retirá-las, então haverá acúmulo de ACh. Logo as drogas anticolinesterásicas são pró acetilcolina.

     

    As drogas anticolinérgicas são drogas que são ANTI acetilcolina. Porque diminuem a quantidade do NT, isso ocorre porque essas drogas conseguem reverter a inativação das enzimas anticolinesterásicas, logo, com a volta da enzima na “ativa” a quantidade de Acetilcolina diminui.

     

    A neostigmina é uma droga anticolinesterásica e nao ANTICOLINÉRGICAS, já que sua ação aumenta a quantidade de ACh na fenda. São inibidores REVERSÍVEIS da enzima AChE.

     

     

    ACh: acetilcolina

    AChE: acetilcolinesterase

    NT: neurotransmissor

  • Neostigmina é agonista colinérgico indireto. Ou seja, inibe a ação da enzima acetilcolinesterase, e aumenta a concentração de acetilcolina.

  • A - ipratrópio. - Medicamento anticolinérgico derivado da atropina.

    B - oxibutinina. - Medicamento anticolinérgico.

    C - atropina. - alcalóides presente na planta Atropa belladonna.

    D - escopolamina. alcalóides presente na planta trombeta.

    E - neostigmina - medicamento colinérgico.