Gab B
A -O princípio da segregação dos fatores de Mendel é baseado na separação dos cromossomos homólogos durante a anáfase II (I) da meiose.
C - A análise da mutação para olho branco na Drosophila foi fundamental para a confirmação da teoria cromossômica da herança, visto que é uma mutação ligada ao cromossomo sexual Y (X) e afetava predominantemente os machos.
D - A Meiose I é denominada equacional (reducional) e a Meiose II é a reducional (equacional).
E - Durante o diplóteno da prófase I, ocorre a formação do bivalente ou tétrade e, nas regiões do complexo sinaptonêmico, observa-se o crossing over. No diplóteno é a fase que observa-se as quiasmas; pontos em que indicam o crossing-over. A formação do bivalente ocorre no paquíteno com o crossing-over. O complexo sinaptonêmico é formado no zigóteno.
Vamos analisar cada uma das alternativas:
A) A segregação de fatores está relaciona a separação de cromossomos homólogos, que ocorre na Anáfase I, da Meiose.
B) O item está correto!
C) De fato, Morgan estudou mutações para a cor dos olhos em Drosophila e padrões de herança. Porém, esse caractere está ligado ao cromossomo sexual X.
D) A meiose é um processo reducional, enquanto a Mitose é um processo equacional. Na primeira anáfase meiótica ocorre a redução da ploidia, então a Meiose I seria reducional, enquanto a Meiose II seria idêntica a Mitose (equacional).
E) A formação do bivalente, que corresponde ao par de cromossomos homólogos ocorre no paquíteno da Prófase I.
O crossing over é a troca de “pedaços” entre os cromossomos, durante a Meiose, que ocorre no paquíteno. Esse troca é visível no diplóteno, pois é evidenciada pela presença de quiasmas (sobreposições).
Portanto, alternativa B está correta.