SóProvas


ID
2931979
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Whatson e Crick, tanto o DNA de procariotos quanto o de eucariotos podem apresentar três conformações estruturais, sendo elas: A-DNA, B-DNA e Z-DNA. Tais conformações estruturais podem ser influenciadas por fatores endógenos e exógenos. Entretanto existe uma delas que contribui diretamente no processo de transcrição gênica. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão muito muito específica.

    A) A conformação estrutural B-DNA é a mais representativa in vivo, possui sua dupla hélice mais longa e fina, resultando em maior estabilidade da molécula de DNA, e favorece o processo de transcrição gênica.

    B) A conformação estrutural A-DNA é a conformação que apresenta maior estabilidade em meio a soluções livres de água. A A-DNA apresenta sua dupla hélice à direita, facilitando, assim, o processo de transcrição gênica.

    D) A conformação B-DNA possui condições fisiológicas favoráveis. Além de exibir sua dupla hélice girando à direita, revela-se mais longa e estreita. Tais características estão relacionadas ao processo de transcrição (e não transição) gênica.

    E) A conformação estrutural Z-DNA possui dupla hélice alongada e mais estreita. Essa conformação, além de girar para a esquerda, favorece um super espiralamento negativo que contribui para o processo de transcrição gênica.

  • morfologia do DNA A - SENTIDO rotacional para direita e a molécula é mais curta e grossa ;

    DNA B - GIRA EM sentido anti - horário para a direita;

    DNA Z - sentido anti- horário para esquerda , molécula mais longa e estreita.

  • Qual a relação do super espiralamento negativo característico do DNA-Z com uma transcrição gênica mais intensa?

  • A) A conformação estrutural B-DNA é a mais representativa in vivo, possui sua dupla hélice mais curta e estreita, resultando em maior estabilidade da molécula de DNA, e favorece o processo de transcrição gênica.

    • Mais longa e estreita

    B) A conformação estrutural A-DNA é a conformação que apresenta maior estabilidade em meio a soluções livres de água. A A-DNA apresenta sua dupla hélice à esquerda, facilitando, assim, o processo de transcrição gênica.

    • À direita, com diferença em relação a B-DNA com relação ao número de pares de bases por giro helicoidal, em que a B-DNA tem por volta 10,5pb e a A-DNA 11pb.

    C) A Conformação estrutural Z-DNA possui sua rotação helicoidal à esquerda. Essa conformação é favorecida por um super espiralamento negativo localizado em regiões onde a regulação do processo de transcrição gênica apresenta-se mais intenso. CORRETA

    • As primeiras evidências de um papel biológico da forma Z-DNA se deram com a descoberta que esta conformação é induzida in vivo por um super-espiralamento negativo, em sequências que alternam bases púricas e pirimídicas. Esse pode ser causado pela ligação de proteínas ao DNA, entre elas, as envolvidas no processo de transcrição. As RNA-polimerases, por exemplo, ao avançarem por um segmento de DNA produzem um super-espiralamento positivo a frente (3') e um negativo atrás (5'). A formação do Z-DNA ameniza o super-espiralamento negativo, e a energia é utilizada para estabilizar a conformação, que diminui o estresse torcional.
    • Tanto o super-espiralamento negativo, como as formas que favorecem a forma Z-DNA, estão relacionadas no processo de transcrição gênica. Nas bactérias é estabelecido que esse super-espiralamento é um dos principais reguladores da transcrição, e segundo autores, é bem provável que em eucariotos ocorra o mesmo, visto que o super-espiralamento interfere no nível de torção das hélices (Twist) que, por sua vez é um fator fundamental de regulação de transcrição, comum aos eucariotos e procariotos.
    • O aumento do Twist está relacionado ao enovelamento da cromatina e silenciamento da transcrição, enquanto a diminuição desse promove o desenovelamento e capacidade de transcrição.
    • As sequências formadores de Z-DNA se localizam onde se inicia o processo de transcrição e também onde o super-espiralamento negativo é mais intenso.

    D) A conformação B-DNA possui condições fisiológicas favoráveis. Além de exibir sua dupla hélice girando à direita, revela-se mais longa e estreita. Tais características estão relacionadas ao processo de transição gênica.

    • Como já pontuado pelo colega ECSG, o correto seria TRANSCRIÇÃO.

    E) A conformação estrutural Z-DNA possui dupla hélice alongada e mais estreita. Essa conformação, além de girar para a direita, favorece um super espiralamento positivo que contribui para o processo de transcrição gênica.

    • Gira para a ESQUERDA e favore um super espiralamento NEGATIVO