SóProvas


ID
2932501
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Adorno afasta, com desprezo, aquilo que se afirmava a respeito do jazz como expressão de liberdade. Para ele, sua função primordial é reduzir a distância entre o indivíduo alienado e a cultura afirmativa, que faz aflorar uma cultura que favorece não o que deveria afirmar – o saber e a resistência –, mas a integração ao status quo.

(Armand e Michèle Mattelart, História das teorias da comunicação. Adaptado)


A conclusão do musicólogo e filósofo Theodor Adorno conferiu à produção industrial dos bens culturais o status de mera mercadoria, característica que marcou a teoria

Alternativas
Comentários
  • No capítulo "A teoria crítica", do livro História das teorias da comunicação, Armand Mattelart e Michéle Mattelart escrevem, na p 77.

    Em meados dos anos 40, Adorno e Horkheimer criam o conceito de indústria cultural. Analisam a produção industrial dos bens culturais como movimento global de produção da cultura como mercadoria. 

    Os produtores culturais, os filmes, os programas radiofônicos, as revistas ilustram a mesma racionalidade técnica, o mesmo esquema de organização e de planejamento administrativo que a fabricação de imóveis em série ou os projetos de urbanismo.