SóProvas


ID
2932516
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Musicoterapia ajuda jovens com câncer a lidar com tratamento

Jovens que fizeram musicoterapia enquanto recebiam tratamento para câncer mostraram-se mais aptos a tolerar os rigores do tratamento, de acordo com um estudo publicado na revista científica Câncer.
Pesquisadores da Indiana University School of Nursing, em Indianapolis, nos Estados Unidos, acompanharam um grupo de pacientes com idades entre 11 e 24 anos enquanto participavam de um projeto que envolvia escrever letras, gravar música e selecionar imagens para fazer um videoclipe.
A equipe concluiu que os pacientes tornaram-se mais resilientes e melhoraram seus relacionamentos com a família e amigos.
O termo resiliência, nesse contexto, se refere à capacidade dos participantes de se ajustarem positivamente aos estresses e efeitos adversos do tratamento que estavam recebendo.
Segundo o site da American Music Therapy Association, musicoterapia é uma prática terapêutica em que profissionais qualificados usam música para auxiliar indivíduos a lidar com questões físicas, emocionais, cognitivas e sociais.
Efeito Positivo
Os participantes foram orientados por musicoterapeutas profissionais. O projeto, que durou três semanas, culminou na produção de videoclipes que, quando prontos, foram compartilhados com amigos e familiares.
Cem dias após o tratamento, o mesmo grupo relatou que a comunicação na família e os relacionamentos com amigos tinham melhorado.
“Esses ‘fatores protetores’ influenciam a forma como adolescentes e jovens adultos lidam com o câncer e o rigoroso tratamento, ganham esperança e encontram sentido (para suas vidas) durante a jornada do câncer”, disse a líder do estudo, Joan Haase.
“Adolescentes e jovens que são resilientes têm a capacidade de superar sua doença, sentem-se em controle e autoconfiantes pela forma como lidaram com o câncer e mostram um desejo de ajudar o outro”.
Entrevistas com os pais dos pacientes revelaram aos pesquisadores que os videoclipes tinham produzido um benefício adicional, oferecendo aos pais uma melhor compreensão sobre como é a experiência de crianças que sofrem de câncer.
(Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/01/140127_musicoterapia_cancer_mv.) 




Considerando a relação estabelecida entre o verbo e seus complementos, é correto afirmar que, no título apresentado,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    >>> a preposição “a” introduz um complemento ligado indiretamente à forma verbal “ajuda”.

    >>> Musicoterapia ajuda jovens com câncer a lidar com tratamento. >>> Musicoterapia (sujeito) ajuda (quem ajuda, ajuda algo ou alguém) jovens com câncer (objeto direto, logo é um complemento verbal do verbo ajudar) a lidar com tratamento (jovens com câncer são ajudados A alguma coisa, sendo um complemento nominal).

    Força, guerreiros(as)!!

  • Complemento é ligado diretamente ao O.D e ligado indiretamente ao verbo.

  • Não entendi foi nada...

  • Letras a e b estão certas. Padrão IDECAN em elaborar questões bizarras. Pior que essa banca dificilmente aceita recurso.

  • o Erro da B: o termo regente e o termo regido ligam-se através das formas verbais empregadas na frase.

    o termo regente e o termo regido ligam-se através das preposições empregadas na frase. Correta

    No trecho analisado, temos: jovens com câncer, não há verbos, trata-se de nome + complemento.

  • não entendi essa de indiretamente !

    o verbo ajudar é VTDI né não?

  • Verbo Ajudar, no sentido de ajudar alguém, ou seja, prestar ajuda, auxiliar, é Transitivo Direto (sem preposição): Sempre ajuda os amigos.

    No sentido de "ajudar alguém a", seguido de verbo no infinitivo, é Transitivo Direto e Indireto: Musicoterapia ajuda jovens (OD) a (preposição) lidar (OI) com tratamento.

  • To Ficando desesperado! Ficando cada vez mais confuso com esse assunto!

  • AJUDAR

    VTDI

    Ajudei você A passar no concurso

    GABARITO LETRA A

    PREVISÃO PARA LUTA: DOR

  • AJUDAR

    1. alguém A + verbo no infinitivo (auxiliar)

    _ Ela ajudou o rapaz vencer os desafios da vida.

    2. EM algo (auxiliar, contribuir)

    _ Eu ajudei na elaboração do questionário.

  • Que dia foi isso?

    Nunca nem vi.

  • Ainda tem gente que acha chique falar inglês,kkkkkk

    Quem fala e interpreta PORTUGUÊS KKKKKK é mais chique ainda

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... Amo essa matéria para não falar ao contrário.

  • Banca FRACA é assim, gosta de enfeitar !

  • Já errei essa questão 10 x !

  • forma estranha de cobrar um obj indireto
  • parem de mimimi e vão estudar

  • Letra A – CERTA – De fato! A oração introduzida pela preposição “a” se liga à forma verbal “ajuda” – ajuda ALGUÉM A ALGO.

    Letra B – ERRADA – Pegadinha! Os termos regentes – “ajuda” e “lidar” – e os termos regidos – “a lidar...” e “com tratamento” – ligam-se através das preposições “a” e “com”.

    Letra C – ERRADA – Em “jovens com câncer”, note que o termo preposicionado está conectado ao substantivo “jovens”.

    Letra D – ERRADA – O verbo “ajudar” de fato requer a preposição “a” para se ligar ao verbo “lidar” (ajuda a lidar). Não é possível fazer essa conexão utilizando a preposição “com”.

  • é pedir demais botar a referência da linha ?