SóProvas


ID
2933053
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo brasileiro pode vir a apoiar uma parceria mais ampla entre a americana Boeing e a Embraer que envolva também projetos das Forças Armadas, além da linha de produção comercial (aeronaves civis). Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, desde que o acordo tenha cláusulas que preservem o sigilo, não há restrições. O Brasil, destacou o ministro, só não abrirá mão do controle da companhia porque isso significaria “flexibilizar a soberania nacional”.
 
                                                              Internet: <https://oglobo.globo.com>.

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item. 


Líder mundial em aviação executiva, a Embraer também se destaca pela capacidade de produção de jatos militares supersônicos. 

Alternativas
Comentários
  • A Embraer nem é líder em aviação executiva nem produz jatos supersônicos. Os principais produtos dela são cargueiros, aviões comerciais de médio porte e o famoso Super tucano.

  • A embraer fabrica  aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares, peças aeroespaciais, fornece serviços e suporte na área. Ela é um conglomerado transnacional brasileiro. Em julho de 2018 a Boeing adquiriu 80% da divisão de aviação comercial da empresa. Essa joint-venture criou uma nova empresa, a Boeing Brasil-Commercial. A Embraer permanece com as linhas de aviação de defesa e executiva.

  • Grandes movimentações de capital relacionadas a empresas conhecidas devem ser acompanhadas com atenção. É importante identificar as empresas envolvidas, qual foi o tipo de ação, se foi fusão, compra, abertura de capital ou até mesmo falência. Quanto maior a repercussão do ocorrido maior sua importância.  Sobre a EMBRAER analisamos o item a seguir.
    Análise do item:
    A Embraer é uma das líderes mundiais na fabricação da jatos comerciais leves e de médio porte, possuindo restrita participação na aviação militar e não  atuando no restrito mercado de aviões supersônicos. Recentemente a empresa lançou em modelo militar de transporte que já possui contrato de entregas para a Força Aérea Brasileira e opções de compra para outros países. 
    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO