SóProvas


ID
2933560
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Pereira, foi  declarado  como  persona  non  grata  na  Venezuela  pela  Assembleia Nacional Constituinte. Como ele, Craib Kowalik,  encarregado  de  negócios  do  Canadá  no  país,  também  foi  considerado como persona non grata, o que na prática obriga  ambos a deixar o solo venezuelano. 

                                                                  Internet:: <https://brasil.elpais.com>   (com adaptações).

Tendo o texto acima e assuntos correlatos apenas como referência inicial, julgue o item subsequente.


A atitude de Caracas foi considerada como uma retaliação ao fato de que o Brasil propôs, há alguns anos, a expulsão da Venezuela do Mercosul.

Alternativas
Comentários
  •  O embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Pereira, foi declarado 'persona non grata' na Venezuela pela Assembleia Nacional Constituinte. Como ele, o Craib Kowalik, encarregado de negócios do Canadá no país, também foi considerado “persona non grata', o que na prática obriga a ambos deixar o solo venezuelano. Segundo a presidenta da ANC, Delcy Rodríguez, o status do Brasil vai permanecer assim até “que se restitua o rito constitucional que o governo de fato vulnerou”, declarou. Canadá e Brasil foram dois dos países que, em meados de agosto, mostraram seu apoio ao Parlamento venezuelano, de maioria opositora, e que se posicionaram em desacordo com a conformação da Constituinte, celebrada pelo presidente Nicolás Maduro, para favorecer seus apoiadores e se manter no poder.

  • Errado