SóProvas


ID
2933563
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Pereira, foi  declarado  como  persona  non  grata  na  Venezuela  pela  Assembleia Nacional Constituinte. Como ele, Craib Kowalik,  encarregado  de  negócios  do  Canadá  no  país,  também  foi  considerado como persona non grata, o que na prática obriga  ambos a deixar o solo venezuelano. 

                                                                  Internet:: <https://brasil.elpais.com>   (com adaptações).

Tendo o texto acima e assuntos correlatos apenas como referência inicial, julgue o item subsequente.



O diplomata canadense citado no texto deixou a Venezuela em decorrência de disputas comerciais petrolíferas de seu país com o governo de Maduro.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    O Governo canadense alega que cessou suas operações e retirou seus diplomatas porque “o regime ilegítimo de Maduro tomou medidas para limitar a capacidade das embaixadas estrangeiras para operar na , em particular as que advogam pela restauração da democracia”.

    Fonte https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/03/internacional/1559523542_889814.html

  • A política interna de outros países deve ser acompanhada no noticiário sempre que ocorrer algum tipo de ação fora do comum que possua grande repercussão midiática. O texto associado aborda a política externa venezuelana e, sobre essa temática, julgamos a afirmativa.
    O diplomata canadense foi convidado a deixar o país porque, segundo o governo local, sua atuação ao apoiar decisões de um grupo político específico foi considerada como ingerência internacional nos negócios internos venezuelanos, não tendo qualquer relação com questões comerciais. 


    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO