SóProvas


ID
2933851
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sem alcançar um acordo no Congresso, a administração Donald Trump enfrenta, a partir deste sábado (22 de dezembro), sua terceira paralisação parcial, que fechará um quarto do governo federal, colocará 380 mil empregados em férias coletivas e fará outros 420 mil trabalharem sem receber. O Congresso tinha até sábado para passar leis ou aprovar uma medida provisória de interesse do governo. Senadores republicanos e democratas se reuniram desde o meio-dia desta sexta (21 de dezembro), mas não chegaram nem sequer a iniciar a votação da lei.

(Folha de S.Paulo, 22 dez.18. Disponível em: <https://goo.gl/yYSyFG>. Adaptado)


O impasse entre o Congresso e Donald Trump está relacionado à polêmica proposta presidencial de

Alternativas
Comentários
  • b)

    Os Estados Unidos vivenciaram a maior paralisação parcial de sua história, quando funcionários federais pararam de trabalhar por 35 dias. O acontecimento teve com causa a discordância entre Donald Trump, Presidente dos EUA, e a Câmara dos Deputados, de maioria democrata (partido contrário ao de Trump, o Republicano), sobre o orçamento federal a ser aprovado. Trump queria que o constasse US$ 5,7 bilhões para a construção de um muro na fronteira com o México, uma de suas mais polêmicas promessas de campanha. Os democratas, por outro lado, não aceitaram viabilizar dinheiro para o muro.

    Trump decidiu, no dia 25 de fevereiro, assinar uma lei que permite financiar o governo federal até o dia 15 de fevereiro, sem incluir os recursos necessários para a construção do muro. Porém, deixou claro que se nesse meio tempo a Câmara não ceder e não negociar essa questão, o governo irá parar novamente, podendo inclusive usar o seu poder de declarar emergência nacional – o que faria com que a decisão do Presidente fosse acatada sem a aprovação do Congresso. A medida, no entanto, poderia ser contestada na Justiça

     

    G1.

  • O impasse entre o Congresso e Donald Trump está relacionado à polêmica proposta presidencial de construção de um muro na fronteira entre os EUA e o México.

    Enquanto Donald Trump exigia liberação de verba para a construção do muro, o Congresso demonstrava-se contra os anseios do presidente nesta questão, que acabou se tornando central para o orçamento dos Estados Unidos.

    Resposta: B

  • Na moral para que construir um muro com um vizinho! Será que os americanos querem privacidade! Muitos dos prédios nos EUA quem construiu foram imigrantes! Mas claro né, nada que um discurso populista dizendo que um muro resolverá todos os dilemas sociais de quase 300 anos e pronto! Eu acho que é birra, nada mais. Se destinasse a verba do muro para um sistema de saúde mais humano quem sabe os EUA não seriam passados tão facilmente pelos Chineses!