-
Manutenção preventiva: realizada periodicamente e baseia-se no desgaste natural de algumas peças. Dessa forma, adota-se previamente uma programação de realização de medidas para prevenir que o trator apresente falhas no seu funcionamento em função do mau funcionamento de algum componente.
Dentre alguns procedimentos executados na manutenção preventiva, podemos citar: lubrificação, ajuste da tensão de correias, aperto de porcas e parafusos e limpeza ou trocas de filtros.
Manutenção preditiva: é realizada de acordo com o desempenho na máquina. Nesse tipo de manutenção, deve-se estabelecer um programa de realização de vistorias de uma série de componentes e, de posse de dados históricos ou do fabricante, toma-se a decisão quanto a necessidade de executar algum procedimento de manutenção do componente analisado.
Um exemplo de manutenção preditiva é medir, de tempos em tempos, o desgaste das garras dos pneus de tração, quando a altura de esta atingir um valor mínimo, o pneu deve ser trocado.
Manutenção corretiva: realizada para corrigir algum problema apresentado pelo trator durante o seu funcionamento. Muitas vezes, falhas na manutenção preventiva gera a necessidade de realização da manutenção corretiva. Deve-se evitar esse tipo de manutenção, uma vez que proporciona custos altos e interrompe a execução das tarefas no campo, pois o trator ficará parado na oficina por mais tempo.
Um exemplo da necessidade de realizar uma manutenção corretiva é quando ocorre a quebra de rolamento ou eixo.
Fonte: Estratégia Concursos
-
MANUTENÇÃO PREVENTIVA: conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha.
MANUTENÇÃO PREDITIVA: comparada a uma inspeção sistemática para o acompanhamento das condições dos equipamentos. Quando é necessária a intervenção da manutenção no equipamento, a empresa estará realizando uma manutenção corretiva planejada.
MANUTENÇÃO CORRETIVA: conjunto de serviços executados nos equipamento com falha. Normalmente, os reparos são executados sem planejamento e em caráter emergencial.
Fonte: SESMT
-
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento, ou ainda a degradação de um serviço prestado
MANUTENÇÃO PREDITIVA
Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação
DIFERENÇA
As funções desses dois tipos de manutenção são muitos semelhantes, porém, elas possuem um diferença básica: a manutenção preditiva é baseada em inspeções, não sendo sistematizada em um cronograma.
Já a manutenção preventiva, faz parte do planejamento estratégico do PCM, como o próprio nome diz, para prevenir ou amenizar as falhas.
-
Os comentários estão explicando corretamente o conceito de cada tipo de manutenção, mas por que não se encaixa o conceito de manutenção preventiva no que é pedido pelo enunciado?
-
Até agora sem entender a aplicabilidade dos conceitos expostos à questão! Enfim... Administração! Bola pra frente.
-
"conforme a necessidade" "muito dispendiosas: custos + ociosidade" achei que fosse corretiva
-
B - MANUTENÇÃO PREDITIVA