SóProvas


ID
2934100
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas empresas, o Planejamento Estratégico de Informações (PEI) preocupa-se com as informações e com os conhecimentos da organização, com o objetivo de organizá-los, de acordo com a tecnologia de informação disponível e das pessoas necessárias, procurando auxiliar em sua efetividade decisória e em sua inteligência empresarial. Em relação ao planejamento estratégico de informações na empresa, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I Faz-se necessário identificar o Modelo de Informações Empresariais e os Mapas de Conhecimentos necessários à gestão do negócio principal da empresa.

II É preciso estabelecer ferramentas de controle de qualidade, produtividade, prazos e custos.

III Deve ser elaborado um plano de desenvolvimento (ou aquisição), implantação e implementação de sistemas de informação (estratégicos, de gestão e operacionais).

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Questão do Capiroto.

  • O Planejamento Estratégico de Informações (PEI) é um processo dinâmico e interativo para estruturar estratégica, tática e operacionalmente as informações organizacionais, a TI (e seus recursos: hardware, software, sistemas de telecomunicações, gestão de dados e informações), os sistemas de informação (estratégicos, gerenciais e operacionais), as pessoas envolvidas e a infra-estrutura necessária para o atendimento de todas as decisões, ações e respectivos processos das organizações. Podem ser destacadas as seguintes etapas do PEI:

    I. Planejar o PEI;

    II. Revisar o planejamento estratégico;

    III. Planejar informações e conhecimentos - elaborar o modelo de informações empresariais ou organizacionais (MIE) e mapear conhecimentos;

    IV. Avaliar e planejar sistemas de informação e de conhecimentos; tecnologia da informação; recursos humanos - desenvolver a estratégia e políticas de retorno dos investimentos; elaborar análise de custos, benefícios (mensuráveis e não-mensuráveis), riscos e viabilidade; avaliar eventuais custos de implementação ou otimização e outros;

    V. Priorizar e custear PEI;

    VI. Executar PEI - elaborar cronogramas para o desenvolvimento ou aquisição e implantação do PEI;

    VII. Gerir PEI -  plano de comunicação e divulgação (informativos de atividades do PEI, atas de trabalho, documentos e textos na intranet, relatórios para diretoria etc.), plano de reuniões (internas e externas, individuais e coletivas), planos de trabalho (cronogramas), apresentações e avaliações permanentes da efetividade, qualidade e produtividade.

  • Gab. B -V, V e V.

  • Gabarito: B

    Resposta da Banca COSEAC dada a recurso relativo à questão em tela:

    Conforme o texto de REZENDE, Denis Alcides. Tecnologia de Informação aplicada a sistemas de informação empresariais. – São Paulo: Atlas, 2009. p. 153

    No texto, encontramos as seguintes afirmações:

    “(…) possibilitam a definição de estratégias de ação ao longo de um período de aproximadamente um a três anos, visando:

    - identificar o Modelo de Informações Empresariais e os Mapas de Conhecimentos necessários à gestão do negócio principal da empresa (…);

    - estabelecer ferramentas de controle de qualidade, produtividade, prazos e custos;

    - elaborar plano de desenvolvimento (ou aquisição), implantação e implementação de sistemas de informação (estratégicos, de gestão e operacionais).” 

    Logo, verifica-se que as afirmações I, II e III são verdadeiras. 

  • Sabemos que o Planejamento Estratégico é sistêmico (olha para o todo da Organização) e sinérgico ( é a soma, ou seja, a combinação de objetivos voltados para o mesmo foco), então eu observei as palavras chaves nas alternativas:

    I Faz-se necessário identificar o Modelo de Informações Empresariais e os Mapas de Conhecimentos necessários à gestão do negócio principal da empresa

    II É preciso estabelecer ferramentas de controle de qualidade, produtividade, prazos e custos.

    III Deve ser elaborado um plano de desenvolvimento (ou aquisição), implantação e implementação de sistemas de informação (estratégicos, de gestão e operacionais).