SóProvas


ID
2934520
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os modelos teóricos da Administração Pública mudaram e evoluíram. Hoje, o modelo adotado pela Administração Pública brasileira tem na forma de controle dos resultados seu principal diferencial entre os modelos passados, e é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Pode ser chamada de: New Public Management; Modelo Pós-Burocrático; Modelo Gerencial:

    Conjunto de doutrinas administrativas que orientaram as reformas da Administração Pública em nível mundial.

    Incorporação, pelo serviço público, de alguns pressupostos e inovações da administração gerencial– privada.

    Cuidado: não é exatamente igual à Adm. Privada.

    Seu Foco é nos resultados

  • A reforma gerencial significa a introdução da cultura e das tecnologias gerenciais modernas na Administração Pública (regra geral, oriundas da iniciativa privada). Seus esforços se concentram nos resultados, fins pretendidos.

    gab. C

  • Gabarito C

    controle posterior, nos resultados> GERENCIAL

  • Gabarito C

    MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO:

    ·       Patrimonialista - ausência de divisão entre propriedade pública e propriedade privada, nepotismo, corrupção, descaso pelas demandas sociais;

    ·       Burocrática - combate a corrupção e nepotismo, salienta a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional, a profissionalização do servidor e a meritocracia. A burocracia apresenta as seguintes características:

    o  Caráter legal das normas;

    o  Caráter formal das comunicações;

    o  Caráter racional e divisão do trabalho;

    o  Rotinas e procedimentos padronizados;

    o  Especialização da administração;

    o  Previsibilidade de funcionamento.

    ·       Gerencial (gestão por resultado)- foco no cidadão, descentralização administrativa, obtenção de resultados, descentralização política, transferindo recursos e atribuições para os níveis políticos regionais e locais. A Administração Pública Gerencial está baseada nos valores de EFICIÊNCIA, EFICACIA, COMPETITIVIDADE.

  • Apesar da atual administração pública ter adotado o modelo gerencial, ainda há resquícios do patrimonialismo e do modelo burocrático. Lembre-se, portanto, que nenhum dos modelos anteriores foi superado totalmente.

  • Gabarito C

    controle posterior, nos resultados> GERENCIAL

  • GABARITO: LETRA C

    A Evolução Histórica da Administração Pública é estudada pelos modelos: patrimonialista (1530 a 1930), o sistema burocrático (1930 a 1985) e pelo sistema gerencial (atual). O modelo gerencial, utilizado pela atual Administração Pública Brasileira, é um reflexo direto dos sistemas anteriormente utilizados.

  • GABARITO: LETRA C

    Administração pública gerencial (APG) constitui um modelo de gestão que consiste, fundamentalmente, na busca de incorporação, pela área pública, de uma maior racionalidade gerencial. Dentro do novo gerencialismo, passou por 3 etapas: gerencialismo puro (eficiência e redução dos custos), consumerism (foco no cliente e qualidade) e public service orientation (cidadania, accountability, equidade).

    Características:

    - geração de resultados e foco na produtividade, ênfase nos fins, controle a posteriori, inspira-se na administração privada, accountability, eficiência, eficácia e efetividade, flexibilidade, usuário-cidadão, descentralização, incentivo à criatividade e inovação, qualidade, autonomia gerencial, contrato de gestão, licitação, agência executiva, realocação dos servidores conforme necessidade, capacitação continuada, remuneração por desempenho, democrático, Estado-rede, comunicação participativa, globalização.

  • LETRA C

  • GAB C

    Principais características da NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/Administração Gerencial:

    1. Maior autonomia e flexibilidade;
    2. Incentivo à inovação e foco na qualidade;
    3. Descentralização e preocupação com os clientes;
    4. Definição clara de quais serão os objetivos;
    5. Competitividade interna e externa;
    6. Transparência (Accountability).

    A Administração Pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. Os resultados das ações do Estado são considerados bons – não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a Administração Pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)