A Publicidade relaciona-se diretamente com a transparência.
A publicidade é um princípio expresso(Classificação de José dos S.C.F)
"os atos da Administração devem merecer a mais ampla divulgação possível entre os administrados"
Também considerado como instrumento de controle da administração pública
Veja que existe uma diferença entre publicidade X Publicação..
Publicidade é dar transparência x Publicação é utilizar os meios oficiais no âmbito da união Diário oficial da união nos estados DOE
vlw, Bons estudos, nãodesista!
A questão indicada está relacionada com o princípio da publicidade.
• Princípio da publicidade:
Segundo Mazza (2013), "o princípio da publicidade pode ser definido como o dever de divulgação oficial dos atos administrativos (art.2º, parágrafo único, V, da Lei nº 9.784/99). Tal princípio encarta-se num contexto geral de livre acesso dos indivíduos a informações de seu interesse e de transparência na atuação administrativa".
• O princípio da publicidade engloba dois subprincípios:
- Princípio da transparência: "abriga o dever de prestar informações de interesse dos cidadãos e de não praticar condutas sigilosas" (MAZZA, 2013).
- Princípio da divulgação oficial: "exige a publicação do conteúdo dos atos praticados atentando-se para o meio de publicidade definido pelo ordenamento ou consagrado pela prática administrativa" (MAZZA, 2013).
A) ERRADO, pois a efetividade é voltada para os resultados administrativos. Pode-se dizer que efetividade, eficiência e eficácia são conceitos diferentes. "A eficiência seria o modo pelo qual se exerce a função administrativa. A eficácia diz respeito aos meios e instrumentos empregados pelo agente. E a efetividade é voltada para os resultados" (MAZZA, 2013).
B) ERRADO, a qualidade, por sua vez, pode estar relacionada com o princípio da eficiência. Segundo Mazza (2013), "economicidade, redução dos desperdícios, qualidade, rapidez, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos pelo princípio da eficiência".
C) ERRADO, a responsabilidade encontra-se disposta no art. 37, §6º, da CF/88, estabelece o dever para o Estado de indenizar particulares por ações e omissões de agentes públicos que acarretem danos aos administrados.
D) ERRADO, pois a coerência está relacionada com o princípio da razoabilidade, que impõe a obrigação dos agentes públicos realizarem suas funções com equilíbrio e bom senso.
E) CERTO, uma vez que o princípio da transparência está relacionado com o dever de prestar informações de interesse dos cidadãos e de não praticar condutas sigilosas (MAZZA, 2013).
Referência:
MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
Gabarito: E