Gabarito: Letra D
De acordo com o livro "Fundamentos da usinagem dos metais", do autor Dino Ferraresi, o desgaste da ferramenta é inicialmente acelerado; em sequência, segue-se uma taxa mais lenta, porém constante, de desgaste. Caso a ferramenta não seja substituída, a falha que ocorre é repentina.
Letra A - Correta. Avarias são essas deformidades repentinas, que são induzidas principalmente por choques térmicos ou variações muito bruscas na força de usinagem. As variações bruscas de esforços podem ser causadas por:
1 - cortes interrompidos;
2 - material de corte muito frágil;
3 - ângulo de ponta muito pequeno, muito agudo;
4 - parada instantânea do movimento de corte sem afastamento da ferramenta
As variações de temperatura são causadas muito mais por refrigeração desigual da ferramenta e por cortes em altíssimas velocidades de corte.
Letra B - Correta. O desgaste é uma mudança gradual causada ou por acúmulo de material (aresta postiça de corte) que induz ao desgaste em algumas das superfícies de corte, por oxidação, por abrasão ou difusão
Letra C - Correta. A deformação plástica ocorre predominatemente por cisalhamento da cunha cortante, o que é mais comum em ferramentas de corte mais duras.