SóProvas


ID
2934913
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Elementos de máquinas como engrenagens estão susceptíveis aos mecanismos da falha por fadiga, devido às tensões de flexão na raiz dos dentes e das tensões de contato na superfície dos dentes. No projeto destes elementos, podemos afirmar que:

I. Início da trinca, propagação da trinca e ruptura repentina, devido ao crescimento instável da trinca, são estágios da falha por fadiga.

II. Fratura por fadiga e fadiga superficial são modos de falha que devem ser verificados, quando se projetam engrenagens.

III. A fratura por fadiga, devido à flexão na raiz dos dentes, pode ser prevenida, porém, os materiais de fabricação das engrenagens não apresentam um limite de resistência à fratura, devido às tensões cíclicas de contato superficial e, por isso, não é possível projetar engrenagens para vida infinita contra a falha superficial.

IV. O coeficiente de segurança contra falha devido às tensões de flexão na raiz dos dentes é encontrado comparando a resistência de flexão corrigida com a tensão de contato superficial, para cada engrenagem, no engrenamento.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em relacionar a tensão de flexão com a de contato superficial!

    São dois FS diferentes

  • "A fratura por fadiga, devido à flexão na raiz dos dentes, pode ser prevenida, porém, os materiais de fabricação das engrenagens não apresentam um limite de resistência à fratura, devido às tensões cíclicas de contato superficial e, por isso, não é possível projetar engrenagens para vida infinita contra a falha superficial."

    Isso ta correto??

  • LIVRO - PROJETO DE MÁQUINAS - 4º EDIÇÃO - P. 738

    Os coeficientes de segurança contra falha de flexão são encontrados comparando a resistência de flexão corrigida à tensão de flexão de cada engrenagem no engrenamento.

  • Gab B

    A questão foi baseada no livro do Norton.

    De acordo com ele: "Há dois modos de falha que afetam os dentes de engrenagem: fratura por fadiga devido às tensões variadas de flexão na raiz do dente e fadiga superficial (crateração) das superfícies do dente. Ambos os modos de falha devem ser verificados quando se projetam engrenagens. A fratura de fadiga devido à flexão pode ser prevenida com um projeto apropriado mantendo-se o estado de tensão dentro da linha modificada de Goodman para o material. Sendo que a maioria das engrenagens altamente carregadas são feitas de materiais ferrosos que têm um limite de resistência à fadiga por flexão, pode-se obter vida infinita para cargas de flexão. Contudo, os materiais não exibem um limite de resistência à fadiga para tensões repetidas de contato de superfície. Assim, não é possível projetar engrenagens para a vida infinita contra a falha superficial. "

    Quanto aos coeficientes de segurança, são dois: um relacionado a cada modo de falha. "Os coeficientes de segurança contra falha de flexão são encontrados comparando a resistência de flexão corrigida à tensão de flexão de cada engrenagem no engrenamento. O coeficiente de de segurança de fadiga da superfície pode ser calculado como o quociente do quadrado da resistência de superfície corrigida dividida pelo quadrado da tensão de superfície de cada engrenagem no engrenamento."

  • Segundo a questão, a afirmativa I está errada, contudo, a nucleação, a propagação de trincas e a crateração é sim um modo de falha por fadiga chamado falha por fadiga de contato.