SóProvas


ID
2935024
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Júlia, aprovada em concurso público de provas e títulos, foi nomeada para exercer o cargo de técnica de laboratório em uma instituição de ensino federal. Sobre o prazo de posse e efetivo exercício, é possível dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.       

    § 1  A posse ocorrerá no prazo de 30 dias contados da publicação do ato de provimento.

    Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.    

    § 1  É de 15 dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

  • LETRA B CORRETA

    LEI 8.112

      Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

           § 1  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

      Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. 

           § 1  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. 

  • A) É de 30 dias o prazo. A pena de que fala a alternativa é para os servidores que não entrarem em exercício no prazo certinho.

    B) Certinho. Vai que é sua, julia!

    C) Na verdade, não. Ela tem 15 dias pra fazer isso.

    D) Não. São 30 e 15 dias, respectivamente.

  • Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1   A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    § 3   A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    § 5  No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

    § 6  Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1 deste artigo.

    Art. 14.  A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial. 

  • POSSE ---- 30 DIAS

    EXERCICIO -----15 DIAS

  • mnmônico: N-30- P-15- E

    ( nomeação,[30 dias entre nomeação a posse] posse [15 dias entre posse e exercício] exercício).

    Expirou tempo p/ posse: sem efeito

    Expirou tempo p/ exercício: servidor exonerado

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    • Posse:

    Segundo Mazza (2013), a posse no cargo público ocorre de acordo com o artigo 13, da Lei nº 8.112 de 1990, pela assinatura do termo de posse. No termo de posse deverão constar as atribuições, direitos, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo, que não poderão ser alteradas de forma unilateral.
    A posse poderá ocorrer por procuração específica. "Só poderá ser empossado aquele que for julgado, conforme prévia inspeção médica oficial, apto física e mentalmente" (MAZZA, 2013).

    A) ERRADO, uma vez que o prazo para tomar posse é de 30 dias, de acordo com art.13, §1º combinado com art.15, §1º, da Lei nº 8.112 de 1990.

    B)  CERTO, com base no art. 13, §1º, da Lei nº 8.112 de 1990 c/c com art. 15, §1º, da Lei nº 8.112 de 1990. "Art.13 A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei. §1º A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento" e Art.15, §1º É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse". 
    C) ERRADO, tendo em vista que é de 15 dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, nos termos do art. 15, §1º, da Lei nº 8.112 de 1990. 

    D) ERRADO, o prazo para tomar posse é de 30 dias, mas o de exercício é de 15, com base no art.13, §1º combinado com o art.15,§1º, da Lei nº 8.112 de 1990. 

    Referência:

    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 

    Gabarito: B 
  • npe3015