SóProvas


ID
2935030
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

O reconhecimento linguístico das Línguas de Sinais teve seu início na década de 1960, por meio das pesquisas do norte-americano William Stokoe. Porém, ainda hoje há mitos que rondam essas línguas no imaginário da população em geral. De acordo com Quadros (2002), um deles é o de que

Alternativas
Comentários
  • Meu Deus que questão!!!! letra a)

    MITO: "As línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, estariam representadas n hemisfério direito do cérebro, uma vez que esse hemisfério é responsável pelo processamento de informação espacial, enquanto que o esquerdo, pela linguagem."
    VERDADE: As pesquisas com surdos apresentando lesões em um dos hemisférios apresentam que as línguas de sinais são processadas linguisticamente no hemisfério esquerdo da mesma forma que as línguas faladas. Existe uma diferença que o hemisfério esquerdo é responsável pelas informações linguísticas e o hemisfério direito é responsável pela informações espaciais e visuais. Conclui que a língua de sinais é um sistema, que faz parte da linguagem humana, processado no hemisfério esquerdo e no hemisfério direito.