-
Desconcentração: Caracteriza-se como uma técnica administrativa de distribuição interna de atribuições. Ela ocorre tanto no exercício de competências pela administração direta quanto pela indireta. Como resultado da desconcentração temos o surgimento dos denominados órgãos públicos.
-
A) A centralização.
B) A descentralização administrativa.
D) A desconcentração.
E) A descentralização administrativa.
-
GABARITO (C)
- DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA: criação de diversos entes políticos, dotados de autonomia política, financeira e administrativa (União, estados-membros, Distrito Federal e municípios).
- DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (descentralização HORIZONTAL): criação (por meio de lei) de entidades da Administração Indireta.
- DESCONCENTRAÇÃO (descentralização VERTICAL): criação de órgãos, repartições dentro da estrutura da própria pessoa jurídica (mera técnica administrativa de otimização e organização).
- CENTRALIZAÇÃO: é a técnica de cumprimento de competências administrativas por uma única pessoa jurídica governamental. É o que ocorre, por exemplo, com as atribuições exercidas diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
ERRADA. (A) Centralização.
ERRADA. (B) Descentralização administrativa.
CORRETA. (C) DESCONCENTRAÇÃO.
ERRADA. (D) Desconcentração.
ERRADA.(E) Descentralização administrativa.
-
Centralização: quando o Estado executa suas tarefas diretamente por meio dos órgãos e agentes integrantes da administração pública direta (União, Estados, Município e DF);
Desconcentração: ocorre exclusivamente dentro da estrutura de uma mesma pessoa jurídica. É uma mera técnica administrativa de distribuição interna de competências . Importante ressaltar que, a desconcentração ocorre tanto na administração direta quanto na indireta e existe uma relação de hierarquia .
Descentralização: quando o Estado desempenha algumas de suas atividades por meio de outras pessoas jurídicas. A descentralização pressupõe duas pessoas distintas; o Estado (União, Estados, Municípios e DF) e a pessoa jurídica que executará o serviço por ter recebido a atribuição.
São elas autarquia, fundações (direito público ou privado), sociedades de economia mista e empresas públicas e podem ser criadas em qualquer âmbito (Não existe subordinação nem hierarquia entre Estado e a administração indireta mas sim um controle de finalidade).
Fonte: professora Patrícia Carla (Damásio de Jesus)
-
Gabarito letra C
Um pequeno resumo:
►Centralização = o Estado presta os serviços por meio de seus órgãos e agentes integrantes da Administração direta;
►DEscentralização= cria Entidades = transfere-se a terceiro a competência para determinada atividade administrativa. Há existência de, no mínimo, duas pessoas distintas: uma que transfere a competência e a outra que recebe. Não há relação hierárquica.
►DescOncentração = cria Órgãos = ocorre exclusivamente dentro de uma mesma pessoa jurídica, distribui-se internamente as competências.
fonte: aulas do Estratégia concursos.
-
Mas pessoal, só uma dúvida, no caso de desconcentração, não se refere a criação de órgãos ? certo ?
Autarquia não é entidade? não seria descentralização ?
-
A autarquia que é uma entidade administrativa, foi criada mediante descentralização, porem a mesma pode por intermédio de desconcentração, criar órgãos internos para distribuição de competências. Assim como as entidades politicas o fazem.
Ex: Um serviço prestado pela Superintendência Regional do INSS, que é um autarquia da união. O INSS pertence à administração indireta. Assim o serviço foi prestado de forma descentralizada - administração indireta - e desconcentrada - superintendência Regional.
-
Oi Guilherme, desconcentração é a distribuição do serviço dentro da mesma Pessoa Jurídica!! Tanto a administração pública como as entidades criadas por elas podem fazer. Os professores nos ensinam essa diferença pra facilitar nas questões, mas é essencial saber seu conceito. Espero ter ajudado.
-
A questão aborda o tema "organização administrativa" e solicita que o candidato assinale a alternativa correta. Vamos analisar cada uma das assertivas:
Alternativa "a": Errada. A descentralização ocorre quando o Estado desempenha algumas de suas atribuições por meios de outras pessoas, e não pela administração direta.
Alternativa "b": Errada. A centralização administrativa ocorre quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio dos órgãos e agentes integrantes da denominada administração direta.
Alternativa "c": Correta. A desconcentração se configura pela distribuição interna de competência
no âmbito de uma mesma pessoa jurídica, mediante especialização interna.
Alternativa "d": Errada. Conforme mencionado no comentário da alternativa "a", a descentralização ocorre quando o Estado desempenha algumas de suas
atribuições por meios de outras pessoas, e não pela administração
direta.
Alternativa "e": Errada. Conforme mencionado no comentário da alternativa "c", a desconcentração se configura pela distribuição interna de competência
no âmbito de uma mesma pessoa jurídica, mediante especialização interna.
Gabarito do Professor: C
-
É uma desconcentração descentralizada, ou seja: uma desconcentração dentro de uma atividade descentralizada.
-
Centralização
Quando o Estado presta os serviços por meio de seus órgãos e agentes integrantes da Administração direta, ou seja, que compõem as pessoas políticas.
Descentralização
É a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica, de direito público ou privado.
Pressupõe a existência de, no mínimo, DUAS PESSOAS DISTINTAS: uma que transfere a competência e a outra que recebe.
Não há relação hierárquica à Apenas controle Finalístico
Distribuição EXTERNA
Desconcentração
É uma técnica administrativa de simplificação e aceleração do serviço dentro da mesma entidade.
Ocorre dentro uma única pessoa jurídica, constituindo uma técnica administrativa de distribuição interna de competências
Existe relação hierárquica à Controle Hierárquico
Distribuição INTERNA
Concentração
A situação em que a pessoa jurídica integrante da Administração Pública extingue seus órgãos até então existentes, reunindo em um número menor de unidades.
Exemplo:
Prefeito que extingue uma secretária de saúde.
desCENtralização --> Criação de Entidades à CEN Hierarquia
desCONcentração --> Criação de Órgãos à CON Hierarquia
Bons estudos.
-
Descentralização:
- Transferência dos serviços públicos as pessoas jurídicas diversas.
- A prestação é transferida para pessoa jurídica diversa, sendo essa quem realiza a atividade
- É criada uma nova pessoa jurídica diversa, que possuirá autonomia; pressupõe a existência de duas pessoas;
- Não há manifestação do poder hierárquico, havendo apenas vinculação, em virtude do qual é feito o chamado “controle finalístico”.
-Transferência da atividade administrativa para outra pessoa.
Desconcentração:
- Distribuição interna de competências entre órgãos e agentes de uma mesma pessoa jurídica
- A prestação não é transferida para outra entidade;
- Não há criação de uma nova pessoa jurídica;
- Há manifestação do poder hierárquico.
-A desconcentração viabiliza a especialização da função dentro da sua estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Criação de centros de competências denominados de órgãos públicos.
-
Desconcentração - Distribuição de funções entre órgãos
Concentração - Reunião de Funções e Órgãos
Centralização - Entidades políticas = Diretamente
Descentralização - Transferência para outras pessoas jurídicas
-
acho que o avaliador estava com preguiça na hora de elaborar essa questão.
-
►DEscentralização= cria Entidades = transfere-se a terceiro a competência para determinada atividade administrativa. Há existência de, no mínimo, duas pessoas distintas: uma que transfere a competência e a outra que recebe. Não há relação hierárquica.
►DescOncentração = cria Órgãos = ocorre exclusivamente dentro de uma mesma pessoa jurídica, distribui-se internamente as competências.
-
No que concerne à organização administrativa e aos conceitos de centralização, desconcentração e descentralização, assinale a alternativa correta.
C) A desconcentração é técnica administrativa de distribuição interna de competências, que ocorre dentro da estrutura de uma pessoa jurídica, como, por exemplo, quando uma autarquia estabelece uma divisão interna de funções.
-
Desconcentração INTERNA
Descentralização EXTERNA
ERRO DA QUESTÃO.
-
- Detalhe Importante: Desconcentração acontece dentro da Administração Direta e Indireta.
-
é a famosa desconcentração dentro da descentralização
-
Ta Acontecendo Pm Pará
-
Minha contribuição.
DESCENTRALIZAÇÃO - CRIAÇÃO DE ENTIDADES
DESCONCENTRAÇÃO - CRIAÇÃO DE ÓRGÃOS
Abraço!!!