SóProvas


ID
2935726
Banca
IADES
Órgão
CAU - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em conformidade com a Lei no 12.378/2010, que regulamenta o exercício da arquitetura e urbanismo e cria o CAU/BR e os CAUs, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)Art. 31. Será constituído um CAU em cada Estado da Federação e no Distrito Federal. 

    § 1 A existência de CAU compartilhado por mais de um Estado da Federação somente será admitida na hipótese em que o número limitado de inscritos inviabilize a instalação de CAU próprio para o Estado. 

    b) Art. 24.

    § 2  O CAU/BR e o CAU do Distrito Federal terão sede e foro em Brasília

    c) Art. 24. Ficam criados o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal - CAUs, como autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira e estrutura federativa, cujas atividades serão custeadas exclusivamente pelas próprias rendas. 

    d) Art. 25. O CAU/BR e os CAUs gozam de imunidade a impostos

    e) Art. 24. Ficam criados o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal - CAUs, como autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira e estrutura federativa, cujas atividades serão custeadas exclusivamente pelas próprias rendas. 

  • Conselhos profissionais são comparados às autarquias, desta forma gozam dos mesmos privilégios de tais instituições: personalidade jurídica própria, imunidade tributária, de direito público...

  • Gabarito letra D.

    Segundo a Lei nº12378/10:

    Art. 25. O CAU/BR e os CAUs gozam de imunidade a impostos

  • Gab. D

    Os conselhos de fiscalização profissional foram criados com natureza autárquica, personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira. Além disso, as redações de alguns conselhos, como o CAU, apresentam de forma expressa privilégios próprios de instituições estatais, como, por exemplo, a imunidade tributária.

    Atenção !!!

    A imunidade tributária recíproca -- C.F., art. 150, VI, a -- somente é aplicável a impostos, não alcançando as taxas. 

  • GABARITO: LETRA D

    A.  A existência de CAU compartilhado por mais de um Estado da Federação somente será admitida na hipótese em que o número limitado de inscritos inviabilize a instalação de CAU próprio para o Estado.

    B. O CAU/BR e o CAU do Distrito Federal terão sede e foro em Brasília.

    C. São autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público.

    E. Possuem autonomia administrativa e financeira.