SóProvas


ID
2936191
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Alguns nomes e verbos regem seus complementos com o uso de preposições. A esse respeito, atribua valor Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas abaixo.


( ) Em “HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia.”, o verbo em destaque não rege preposição e sim o artigo a.

( ) Em “Os homens são assim, não acreditam em nada.”, o verbo destacado rege a preposição em e seu complemento funciona como adjunto adnominal.

( ) Em “Descansa; eu não sou maluca.”, o verbo em destaque é de ligação, portanto não rege preposição.

( ) Em “[...] diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.”, o verbo em destaque rege a preposição em e trará uma expressão que complementará seu significado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • GABARITO: LETRA C

    Vamos comentar as erradas:

    (F) Em “HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia.”, o verbo em destaque não rege preposição e sim o artigo a. >>> O verbo observar está com significado de "ensinar", veja: Hamlet ensina A Horácio --- quem ensina, ensina alguma coisa A alguém. Logo o verbo "observar" terá, nesse caso, a mesma regência.

    (F) Em “Os homens são assim, não acreditam em nada.”, o verbo destacado rege a preposição em e seu complemento funciona como adjunto adnominal. >>> quem acredita, acredita em alguma coisa. Sim o verbo rege a preposição "em", porém o complemento do verbo funciona como um OBJETO INDIRETO e não um adjunto adnominal.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Para quem ficou na dúvida como eu.....

    "No que respeita à regência do verbo contentar, podem usar-se ambas as preposições (com e em) antes de um verbo no infinitivo. "

    Fonte: Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

  • Resposta: C

  • Bisonho é você e seu comentário desnecessário, Benício Dias! As pessoas estão aqui no QC é para aprender. Aqui podemos errar, procurar comentários úteis que nos acrescentam e aprendermos.

    Você poderia ter colocado algo útil para pessoas aproveitarem... Sinceramente!!!!

  • A humildade mandou lembranças, Benício.

     

    Gab. C

  • Questão sem Texto e nem Contexto para analisar é osso...

    Considerando o dia da prova, e que a questão não tem contexto, até vc chegar ao raciocínio de que

    o verbo " observar " está no sentido de "ensinar", o sinal para entregar a prova já tocou.

  • Benício, pessoas como você, que costumam subestimar o processo de aprendizagem do próximo, costumam a errar questões por força do ego. Além do mais, é errando que se aprende, meu brother. E digo mais, se você quiser mesmo fazer parte da Polícia Militar, trate de baixar sua bola, se não vai dá ruim pra você. Bons estudos!

  • Benício está assistindo muito às aulas do Thallius Moraes (prof. de Dir. Administrativo, Alfa Con). Ele que costuma chamar os alunos assim ao enfatizar possíveis erros por falta de atenção. Mas é só o chamado "jeito de falar"; não entendi pq a galera ficou tão irritada...

  • É Samuel, estamos vivendo numa sociedade "modinha" em que não se pode falar mais nada, notavelmente não vi nenhuma afronta no comentário de Benício. Desejo sucesso na vida pública ao Samuel e Benício assim como para os outros de igual maneira.

    Sobre a questão muito bem formulada. Gabarito C

  • No segundo item, o complemento não é adjunto adnominal e sim objeto indireto.

  • 1º alternativa: Hamlet observa que há mais... a horário (sentido de ensinar logo é um verbo VTDI) 

    2º Os homens são assim: não acreditam em nada (quem acredida, acredita em algo ou em algum coisa, logo há um Completo Objeto Indireto)

    3º Eu sou lindo. (Verbo de ligação,logo tem o complemento um predicativo do sujeito que é uma característica do sujeito)

    4 quem se contenta, se contenta com algo ou com alguém. No meu caso, eu não me contento com ninguém. kkkkk

     O SE é parte integrante do verbo e o verbo ficará no sentido de um verbo que pede um Objeto Direto sem ele.

    EX: "a justificativa dada não a contentou".

  • Super Mário disse tudo kkkl, olhei o verbo observar de forma isolada, por isso errei

  • Para quem não sabe, tem um professor que costuma chamar os alunos de bisonho. É o professor do monster. Provavelmente ele deve ser aluno desse professor e não tem nada de afronta no que ele falou.

  • verbo não pede artigo

  • ( ) Em “HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia.”, o verbo em destaque não rege preposição e sim o artigo a.

    Gente, não entendi ainda!

  • Benício Dias quanta humildade , até parece que nasceu sabendo !

  • DICA : ADJUNTO ADNOMINAL É TERMO ACESSÓRIO , LOGO SE TIRAR NÃO VAI HAVER PERDA DE SENTIDO .

    VOCÊ NOTOU QUE QUANDO TIROU PERDEU O SENTIDO ?

    ENTÃO , JÁ QUE PERDEU NÃO É ADJ. ADNOMINAL .

    GRAVA A MUSICA " QUANDO VOCÊ SE FOI EU PERDI O SENTIDO O SEU SORRISO QUASE QUE ACABO COMIGO" .

    NÃO ERRA MAIS .

  • @renata posso estar errado, mas o termo Horácio é masculino então esse a n pode ser um artigo.

  • Meus corações, observem: Observar com sentido de ver/olhar -> VTD -> não rege preposição

    Observar com sentido de ensinar -> VTDI -> rege preposição

  • Deus n da asas a cobra Benicio.... E qd ele da, tira o veneno

  • Marquei Letra D, pois não concordo com a letra C porque Horácio é nome masculino e antes de masculino não tem crase, ou seja, é mero artigo

    Alguém pode explicar isso melhor?

  • Domingos, o fato de não ter o sinal grave, não quer dizer que não seja preposição... se fosse artigo, seria o artigo "o". Entendo que o verbo "observa" neste caso deve ser entendido como sinônimo de "fala".

  • GABARITO: C (F, F, V, V)

    ( x ) Em “HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia.”, o verbo em destaque não rege preposição e sim o artigo a.

    → Errado.  O verbo "observar" está empregado com o sentido de "advertir", "avisar" (observar algo a alguém), assim ele rege sim a preposição "a".

    .

    ( x ) Em “Os homens são assim, não acreditam em nada.”, o verbo destacado rege a preposição em e seu complemento funciona como adjunto adnominal.

    → Errado. Quem acredita, acredita EM algo (o verbo pede a preposição em [até aqui tudo certo]), mas o complemento funcionará como complemento nominal, e não adjunto.

    Veja: Eu acredito em Deus (Deus acredita [valor agente] ou se acredita nele? [valor paciente]). Perceba que temos valor paciente e, quando isso acontece, estamos diante de um complemento nominal.

    .

    ( ) Em “Descansa; eu não sou maluca.”, o verbo em destaque é de ligação, portanto não rege preposição.

    → Correto. Verbos de ligação: ser, estar, permanecer, continuar, tornar-se, andar, etc., etc.

    .

    ( ) Em “[...] diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.”, o verbo em destaque rege a preposição em e trará uma expressão que complementará seu significado.

    → Correto. Quem se contenta, se contenta EM algo ou Com algo.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)