( V ) Autores como lamamoto (1993), Neto (1992) e Yasbek (1980), entre outros, denominam o período de 1936 a 1945 como a fase doutrinária confessional da profissão de serviço social. CERTO
( F ) O Centro de Estudos eAção Social-CEAS, criado em 1930, foi a entidade fundadora e mantenedora da primeira Escola de Serviço Social do País, fundada no Estado do Rio de Janeiro em 1938. Surge de um curso intensivo realizado em São Paulo por um grupo de moças religiosas de Santo Agostinho, preocupadas com a “questão social”, surge o Centro de Estudos e Ação Social – CEAS. Para Castro, O CEAS foi o considerado como o embrião da profissionalização do Serviço Social no Brasil [...] o trabalho de organização e preparação dos leigos se apoia numa base social feminina de origem burguesa, respaldada por Assistentes Sociais belgas que ofereceram a sua experiência para possibilitar a fundação da primeira escola católica de Serviço Social (CASTRO, 2011, p. 102).
( V ) Os princípios renovadores da Igreja católica no Brasil, que incidiram sobre a formação do Serviço Social na década de 30, se operaram também por meio de espaços como os círculos operários criados durante o governo provisório de Getúlio Vargas. CERTO
( F ) A Encíclica Quadragésimo Anno divulgada pelo Papa Leão XIII, em 1931, e que influenciou o serviço social no Brasil, faz uma analogia entre o pleno funcionamento do corpo humano formado por membros diferenciados e a estrutura das classes sociais que dependem uma das outras para reproduzirem-se.
No que se refere à Doutrina Social da Igreja merecem destaque nesse contexto as encíclicas ‘Rerum Novarum’ do Papa Leão XIII de 1891, que vai iniciar o magistério social da Igreja no contexto de busca de restauração de seu papel social na sociedade moderna e a ‘Quadragésimo Anno’ de Pio XI de 1931 que, comemorando 40 anos da ‘Rerum Novarum’ vai tratar da questão social, apelando para a renovação moral da sociedade e a adesão à Ação Social da Igreja. (YAZBEK, 2010, p. 4).
(V) Autores como lamamoto (1993), Neto (1992) e Yazbek (1980), entre outros, denominam o período de 1936 a 1945 como a fase doutrinária confessional da profissão de serviço social.
Correto. As origens da emergência do Serviço Social no Brasil estão centradas na ação católica, por isso sua instrumentalidade, suas práticas e seu discurso eram confessionais, ou seja, estavam intimamente atrelados à visão religiosa católica. Essa profissão só começa a romper com sua origem confessional na medida em que é incorporada por instituições que vão sendo criadas, a partir da década de 40, em resposta às sequelas da questão social posta naquela época, e a serviço do capital.
(F) O Centro de Estudos e Ação Social-CEAS, criado em 1930, foi a entidade fundadora e mantenedora da primeira Escola de Serviço Social do País, fundada no Estado do Rio de Janeiro em 1938.
Errado. O Centro de Estudos e Ação Social-CEAS, criado em 1932, foi a entidade fundadora e mantenedora da primeira Escola de Serviço Social do País, fundada em São Paulo em 1936.
(V)(Os princípios renovadores da Igreja católica no Brasil, que incidiram sobre a formação do Serviço Social na década de 30, se operaram também por meio de espaços como os círculos operários criados durante o governo provisório de Getúlio Vargas.
Correto. Os primeiros círculos operários foram fundados no Rio Grande do Sul na década de 30, por iniciativa do jesuíta italiano Leopoldo Brentano. Inspiravam-se na tradição intelectual italiana do corporativismo e na própria orientação do regime de Vargas, favorável ao desenvolvimento do movimento operário católico como um meio de resguardar os trabalhadores da influência comunista.
(F)A Encíclica Quadragésimo Anno divulgada pelo Papa Leão XIII, em 1931, e que influenciou o serviço social no Brasil, faz uma analogia entre o pleno funcionamento do corpo humano formado por membros diferenciados e a estrutura das classes sociais que dependem uma das outras para reproduzirem-se.
Errado. Isso nada tem a ver com a Encíclica. Foi Émile Durkheim, através da teoria funcionalista, que comparou a função social a um organismo vivo. Para o sociólogo Durkheim, cada órgão faz parte de um sistema que precisa se manter para garantir o funcionamento do corpo. O mesmo ocorre na sociedade: cada fenômeno, cada acontecimento, precisa garantir o funcionamento coeso e organizado da sociedade. Com o surgimento de novas teorias e novas formas de encarar os acontecimentos sociais, a teoria funcionalista passou a receber muitas críticas. Ao comparar a sociedade a um organismo vivo, existe a tendência em identificar partes mais importantes e a tentativa de ignorar minorias ou elementos sociais que causem a anomia social.
FONTE: Nilza Ciciliati (PDF do Estratégia).