SóProvas


ID
2938540
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia com atenção a notícia publicada no portal Ciências da Linguagem da Escola de Comunicações e Artes da USP, em 29 de abril de 2014:

A estudante de arquitetura e urbanismo, Maria Caroline da Silva, de 19 anos, testemunhou o momento em que uma capivara perseguiu um cachorro dentro do campus da Universidade Positivo, em Curitiba. A aluna contou que havia acabado de chegar à biblioteca quando parou para observar as capivaras. “O cachorro estava andando entre as capivaras quando de repente uma delas se “injuriou” e começou a correr atrás dele, mas o cão foi mais rápido e a capivara não conseguiu pegar”, disse Maria Caroline.

(www.usp.br. Adaptado)


Para os estudiosos de linguagem jornalística, a pauta e a forma de construção do texto correspondem

Alternativas
Comentários
  • Fait-divers - Em francês, fatos diversos. Diz-se de notícia que desperta interesse do leitor por implicar rompimento insólito ou extraordinário do curso cotidiano dos acontecimentos. Assim, o crime passional, a briga de rua, o atropelamento, o assalto são fait-divers, narrativas típicas do jornalismo sensacionalista e popularesco.

    Dicionário de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 101/102

    Fait-divers e antítese

    Fait-divers (fatos diversos) é, à primeira vista, a matéria jornalística que não se situa em campo de conhecimento preestabelecido, como a política, a economia ou as artes. Eventos sem classificação, mas ainda assim notáveis por alguma relação interior entre seus termos. O estudo da estrutura dessas notícias mostra uma peculiaridade: enquanto a informação depende, para ser avaliada ou compreendida, de uma situação (política, econômica ou artística), o fait-divers interessa por si mesmo. Quando se escreve que alguém matou a mulher com uma corda de violão ou que um bispo foi preso em um cabaré, pouco importa o assassino, a vítima, qual o bispo, onde e como isso ocorreu: o interesse está na contradição entre o crime e a arma, ou entre a respeitabilidade do religioso e a natureza do lugar onde foi preso. 

    Linguagem Jornalística, Nilson Lage

    GAB A

    Ver Q985294

  • Podemos observar que o texto do enunciado em questão menciona um acontecimento incomum, que atrai a atenção do leitor por ser inusitado. Estamos acostumados a ver cachorros correndo atrás de alguns animais; mas a capivara correr atrás do cachorro é algo diferente.

    Diante da explicação, vamos analisar as alternativas:

    A) CORRETO. A pauta e a forma de construção do texto correspondem ao estilo fait-divers. Esse estilo não possui um lugar específico nas editorias tradicionais de um jornal por tratar de assuntos diferentes, chocantes ou incríveis.

    B) ERRADO. O conto é um gênero literário que envolve um conflito, poucos personagens, espaço ou cenário limitado e um tempo específico. Está relacionado à ideia de ficção ou fantasia.

    C) ERRADO. O perfil é uma descrição biográfica de uma personalidade; reúne texto, imagens e depoimentos.

    D) ERRADO. O texto-legenda tem desenvolvimento maior que a legenda comum, descrevendo, explicando ou comentando a ilustração que acompanha; eventualmente, apresenta um resumo da notícia.

    E) ERRADO. Suíte é um desdobramento da matéria principal, um texto complementar ao que já foi publicado anteriormente com novas informações e adendos.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

    Grupo no Telegram:

    https://t.me/jornalistaconcurseiro

  • Fait-divers: (francês) fatos diversos, não classificáveis entre as diversas categorias/editorias (política/economia...).