A questão requer conhecimento da Lei 8666/93 – Lei de Licitações, em especial dos princípios aplicáveis. Nos termos do art. 3º, caput, da Lei 8666/93:
“Art. 3 A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
(...)
§ 3 A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura”.
Passamos às alternativas:
Letra A: correta. Nos termos do mencionado art. 3º, §3º, da Lei 8666/93: “Art. 3º (...) § 3 A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura”. Um dos princípios que vigoram é o da publicidade (também previsto no art. 37, caput, da Constituição Federal/1988), que nos diz nos diz que, em regra, são públicos e devem ser divulgados os atos praticados pela Administração – o que comporta exceção, desde que devidamente fundamentado e previsto em lei. Quando aplicado em uma licitação, permite ao cidadão e aos órgãos de controle a fiscalização do procedimento e do trato com o dinheiro público. A exceção trazida no §3º se justifica em razão do fato de que a Administração busca a melhor proposta possível. Se os licitantes tivessem ciência imediata do valor apresentado pelo concorrente (antes da abertura das propostas), poderiam combinar entre si os valores apresentados e desvirtuar o objetivo da licitação. Logo, é o gabarito.
Letra B: incorreta. A licitação não será sigilosa, os atos do procedimento são públicos , exceto quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura, nos termos do art. 3º, §3º, da Lei 8666/93 – já apresentado.
Letra C: incorreta. A licitação não será sigilosa e os atos do procedimento são públicos, exceto quanto ao conteúdo das propostas (a alternativa diz que tudo será público), nos termos do art. 3, §3º, da Lei 8666/93.
Letra D: incorreta. A licitação não será sigilosa (a alternativa diz que será sigilosa). O restante da alternativa está correta.
Gabarito: Letra A.