-
O Banco Central regulamentou a medida que permite que empresas e pessoas físicas residentes no Brasil faça aplicações nos mercados financeiros internacionais. Com isso, ficam liberados os investimentos em ações e títulos negociados em outros países.
b)
A mudança havia sido decidida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) no final do mês passado, mas dependiam de regulamentação do BC para entrar em vigor. Isso foi feito por meio de circular publicada ontem no "Diário Oficial" da União
c)
Antes, para fazer uma aplicação no exterior, o investidor brasileiro precisava fazer um caminho mais longo: era necessária à abertura de conta em algum banco fora do país, para onde, numa primeira etapa, eram enviados os recursos.
d)
A partir dessa conta, o dinheiro podia ser direcionado para investimentos. Segundo dados do próprio BC, investidores brasileiros possuíam, em março passado, US$ 3,3 bilhões aplicados em ações e outros US$ 7,5 bilhões em títulos de renda fixa.
e)
Com a nova medida, porém, esse tipo de operação fica mais simples. Em vez de abrir uma conta no exterior para movimentar seu dinheiro, o investidor brasileiro vai poder fazer à remessa, do Brasil, diretamente para a aplicação desejada.
(Baseado em www.folha.com.br, de 12/10/2006)
-
GAB D
“Ao invés de” ou “em vez de”?
Em vez de = “no lugar de”.
É usada para mostrar a substituição de uma ideia por outra, diferente.
Em vez de mandar um e-mail para o meu chefe, irei telefonar para ele.
Não trabalhe hoje, se está doente. Em vez disso, vá ao médico.
“Ao invés de” = exposição de ideias contrárias, literalmente inversas (“invés” é originário da palavra latina inversum e significa “ao contrário”).
Ao invés de falar, podia calar-se um pouco.
Demoramos para chegar aqui, porque ao invés de virarmos à esquerda, viramos à direita.
Repare que: “falar” é o contrário de “calar-se”; “esquerda” é o contrário de “direita”. Mas “mandar um e-mail” não é o contrário de “telefonar”, nem “não trabalhe hoje” é contrário de “vá ao médico”. São apenas ações diferentes.
Um conselho para não errar nunca? Use sempre “em vez de”, pois essa expressão também pode ser usada para relacionar ideias contrárias! Enquanto “ao invés de” só pode ser usado para essa circunstância.
http://escreverbem.com.br/ao-inves-de-ou-em-vez-de/
-
GAB D.
-
Ficaria agradecido se me explicassem o erro da "C"
-
c) Antes, para fazer uma aplicação no exterior, o investidor brasileiro precisava fazer um caminho mais longo: era necessária à abertura de conta em algum banco fora do país, para onde, numa primeira etapa, eram enviados os recursos.
Deveria estar sem a crase
-
GAB D
A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante.
https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=125