SóProvas


ID
2939095
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma das principais contribuições de Max Weber para o estudo das organizações diz respeito à teoria sobre as estruturas de autoridade. Ao tipificar as organizações com base no sistema de autoridade legitimado, Weber explorou três tipos ideais de autoridade. Estes tipos, que se manifestam por meio de um particular aparato administrativo, mostraram-se úteis em análises organizacionais, muito embora qualquer panorama organizacional indique uma combinação dos três modelos.

Dentre os três tipos ideais de autoridade, cita-se

Alternativas
Comentários
  • Acabei marcando a C por, na pressa, não ver que o nome estava errado "tradicional-legal" não existe... pegou um monte segundo as estatísticas...

    A) ERRADA: a descrição é do modelo tradicional

    B) ERRADA: a descrição é do modelo carismático

    C) ERRADA: A descrição é do modelo racional-legal

    D) Gabarito

    -----

    Para Weber, havia três tipos de dominação: Racional-legal, tradicional e carismática.

    Racional-legal: emana de normas e regras. A dominação é através do cargo. Ex.: chefe, diretor, supervisor de uma empresa.

    Tradicional: há tradição envolvida em figuras que remetem autoridade. Ex.: Padre, Pai na função de chefe de família (modelo patriarcal)

    Carismática: A liderança é realizada devido apreciação, admiração de características e poder de influência sobre os seguidores. Ex.: Gandhi, Jesus, Mantin Luther King

  • Ok que o tradicional-legal não existe, mas de onde surgiu esse conceito do item E? Não achei nada a ver com o conceito de carismático. Poderiam explicar ou pedir comentário do prof pfvr :)

  • o modelo carismático, que, pela sua natureza, faz com que a organização seja marcada pela instabilidade e tenha problemas de sucessão.

    Carismática: A liderança é realizada devido apreciação, admiração de características e poder de influência sobre os seguidores. Ex.: Gandhi, Jesus, Mantin Luther King

    ENTENDI ASSIM: Como o poder CARISMÁTICO devido a apreciação, admiração exerce influência, com isso surge problemas de sucessão, pois todos amam o líder e pra encontrar outro igual e a aceitação de outro líder é complicado.

  • A questão em análise nos apresenta uma abordagem sobre o modelo burocrático de Max Weber (1864 – 1920). Segundo Abruccio (2018), “para dar conta de sua tripla tarefa de gerar racionalização organizacional, estabelecer um caráter público – portanto, republicano e não patrimonial – ao Estado e determinar bases racionais-legais à dominação, Weber construiu, de forma típico-ideal, as características da administração burocrática".

    Para tanto, Weber definiu que esse modelo exigiria determinadas formas de dominação que se dividiriam em três partes, as quais caracterizam um “tipo ideal": dominação racional-legal (fundada na legitimidade e as ordens possuem direito de mando); dominação tradicional (origem na crença e nas tradições correntes) e dominação carismática (baseada na admiração da conduta exemplar). Sendo assim, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADA. A historicidade é parâmetro para a dominação tradicional. O modelo racional-legal é fundado nas regras e no direito;

    B) ERRADA. O modelo tradicional salienta a historicidade, as crenças e as tradições. As personalidades do indivíduo estão presentes no modelo carismático;

    C) ERRADA. Não existe modelo tradicional-legal, mas modelo racional-legal. Segundo Weber, realmente, a autoridade é legitimada por meio de um sistema de regras e procedimentos formalmente estruturados;

    D) CERTA. O modelo carismático está baseado na admiração da conduta dos líderes. Porém, a dificuldade de constância das personalidades da liderança faz com que a organização seja marcada pela instabilidade e tenha problemas de sucessão. 

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D. 

    FONTE:
    ABRUCCIO, Luiz Fernando. Burocracia e Ordem Democrática: Desafios Contemporâneos e Experiência Brasileira. Brasília-DF, IPEA, ENAP, 2018.