SóProvas


ID
2939161
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os tipos de análises das organizações baseadas em metáforas fornecem meios para se lidar com a complexidade. Configuram, assim, recursos para se ampliar os processos de reflexão, possibilitando ler a mesma situação a partir de múltiplas perspectivas e de maneira crítica, bem como devidamente informada.

Morgan (2011) propõe que, para se aplicar a análise baseada em metáforas, dois passos se fazem necessários, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    A leitura-diagnóstico da situação que está sendo investigada e a avaliação crítica do significado e da importância das diferentes interpretações efetuadas.

    As metáforas de Morgan foram criadas em 1996, pelo famoso teórico da administração Gareth Morgan e, desde então, vêm sendo muito utilizadas no planejamento estratégico de empresas de todo o mundo.

    O estudioso classificou as empresas em máquina, organismo vivo, cérebro, cultura, sistema político, prisão psíquica, sistema de fluxo e transformação e instrumento de dominação.

    https://ggvinteligencia.com.br/planejamento-estrategico-metaforas-de-morgan/

    Morgan (2005) explica que na metáfora do organismo, o foco está em compreender e administrar as necessidades organizacionais e as relações com o ambiente, ou seja, nos leva a entender como as organizações são criadas, desenvolvem-se e declinam, além de como são capazes de se adaptarem a ambientes mutáveis.

  • O uso das metáforas nos auxilia a compreender e transformar a vida organizacional. Porém, cada metáfora produz uma perspectiva distinta e complementar dessa realidade organizacional, sendo necessária a diversidade que os diferentes pontos de vista podem prover para permitir uma compreensão ampla dessa realidade.