SóProvas


ID
2939269
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Considere as afirmações:

I. O ponto de equilíbrio financeiro não considera despesas que não sejam desembolsáveis, tal como a depreciação.

II. O ponto de equilíbrio contábil considera o custo de oportunidade do capital em seu cálculo.

III. A alavancagem operacional depende dos custos fixos da empresa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Alternativas
Comentários
  • I. O ponto de equilíbrio financeiro não considera despesas que não sejam desembolsáveis, tal como a depreciação.

    Verdadeiro. Pela fórmula do Ponto de equilíbrio financeiro nota-se que são excluídas a depreciação e a amortização, que são despesas que não representam desembolso de caixa.

    II. O ponto de equilíbrio contábil considera o custo de oportunidade do capital em seu cálculo. Falso. É o Ponto de Equilíbrio Econômico, (PEE) significa quantas unidades devemos fabricar/vender, no mínimo, para obtermos o lucro desejado considerando o custo de oportunidade do capital.

    III. A alavancagem operacional depende dos custos fixos da empresa. Verdadeiro. Falando especificamente da Alavancagem Operacional, podemos dizer que ela resulta da existência de custos fixos operacionais no fluxo de lucros da empresa. Assim, decorre do uso potencial de custos fixos operacionais para aumentar os efeitos das mudanças nas vendas sobre os lucros da empresa antes dos juros e do imposto de renda por meio da redução da ociosidade.

    Gabarito letra C.

    Tirei essas informações do material de Custos do Professor Manuel Piñon do Grancurso.

    Qualquer dúvida só chamar.

  • Sobre o item 3: Sim, de certo modo a alavancagem depende dos custos fixos, já que quanto maiores eles forem, mais complexo será para a empresa aumentar seu grau de alavancagem.

    Por outro lado, custos fixos mais baixos permitem um lucro maior, o que acaba impactando a alavancagem operacional, que trabalha justamente com as variações nos volumes e nas relações lucros/vendas.