-
-
LETRA : C
GLOSA
• Segundo o dicionário Michaelis (versão eletrônica): 5. Dir. Supressão total ou parcial de uma quantia averbada num escrito ou numa conta.
• Segundo o dicionário Aurélio: 4. Cancelamento ou recusa, parcial ou total, dum orçamento, conta, verba, por ilegais ou indevidos.
• Segundo o dicionário Jurídico Brasileiro - José Náufel: 1. É a rejeição, total ou parcial, com o conseqüente cancelamento, de verbas ou parcelas de uma conta ou orçamento.
• Segundo Mini Houaiss – Dicionário da Língua Portuguesa: 2. Parecer negativo; crítica.
• DENASUS – utiliza o seguinte conceito de glosa: É a rejeição total ou parcial de recursos financeiros do SUS, utilizados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma irregular ou cobrados indevidamente por prestadores de serviços, causando danos aos cofres públicos.
FONTE : http://sna.saude.gov.br/download/MANUAL%20DE%20GLOSA%20DO%20SNA.pdf
-
As glosas podem ser classificadas em:
Glosas administrativas: são as recusas relacionadas a erros em questões administrativas, como a falta ou o preenchimento incorreto das guias de autorização indicados pela operadora. Também são registradas quando há erros de digitação e cálculos incorretos. Costumam ser mais simples de resolver, com a correção dos dados e reenvio ao convênio.
Glosas técnicas: são as glosas registradas quando algum procedimento médico é contestado e torna-se necessária a avaliação de um Auditor Técnico. Podem ocorrer quando há inconsistência dos dados e métodos aplicados no atendimento do paciente, desde o período de internação aos medicamentos utilizados. São mais raras de acontecer e dependem da análise profissional de gestores e/ou auditores médicos.
Dessa forma, apenas a alternativa "medicamento novo e ainda não registrado pela ANVISA" pode ser considerada glosa técnica. Pq medicação é conduta médica.
Fonte: pixeon.com/blog/como-evitar-glosas
-
Glosa é o ato de recusar, ou seja não pagar uma cobrança realizada pelo hospital, a glosa pode ser classificada em: administrativa, técnica ou médica.
-
As glosas administrativas são as mais comuns e recorrentes no mercado. De forma geral, são definidas como processos administrativos incorretos, como, por exemplo: Registro inadequado ou incompleto das guias de autorização de procedimentos médico-hospitalares; Procedimentos, materiais e medicamentos digitados de maneira errada; Ausência de guias de autorizações de procedimentos médicos realizados por determinadas operadoras; Valores de tabelas fora do estipulado no contrato.
Glosas Técnicas são aquelas realizadas por um enfermeiro auditor em procedimentos de enfermagem cobrados sem argumentação técnica-científica, como: Descuidar de medicamentos e Desatenção ou não checagem de medicamentos com devido nome e registro profissional pelo enfermeiro executante; Ausência de checagem de medicamentos com o devido horário de realização; Falta de prescrição médica para os procedimentos de enfermagem; Procedimentos de enfermagem realizados sem a descrição no prontuário do paciente; Anotações realizadas a lápis; Descrição incompleta da assistência de enfermagem prestada no prontuário do paciente.
“Estudos apontam que 82% das glosas que ocorrem são administrativas, e 18% são técnicas.
-
Seria XSS