SóProvas


ID
2939992
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Lei de Regime de Concessão e Permissão de Serviços Públicos (Lei Federal nº 8.987/1995), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    A concessão e permissão são certamente as mais importantes formas prestação de serviço público. A Lei 8.987, art. 2º, apresenta as seguintes definições para a concessão de serviço público “a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado”.

    Já a permissão de serviço público é a “delegação a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco”.

  • GABARITO C

    LEI 8987/95

    Acerca da Lei de Regime de Concessão e Permissão de Serviços Públicos (Lei Federal nº 8.987/1995), é correto afirmar que:

    A) conceitua-se a permissão de serviço público como a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado. Art. 2º, II (concessão de serviço público)

    B) a concessão de serviço público consiste na delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. Art. 2º, IV (permissão de serviço público)

    C) as concessionárias de serviços públicos, de direito público e privado, nos Estados e no Distrito Federal, são obrigadas a oferecer ao consumidor e ao usuário, dentro do mês de vencimento, o mínimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus débitos. CORRETA conforme Art. 7º-A.

    D) é obrigado ao poder concedente, desde que previsto no edital, no interesse do serviço a ser concedido, determinar que o licitante vencedor, no caso de consórcio, se constitua em empresa antes da celebração do contrato. Art. 20. (É facultado ao poder concedente,)

    E) a tarifa será subordinada à legislação específica anterior e somente nos casos expressamente previstos em lei sua cobrança poderá ser condicionada à existência de serviço público alternativo e gratuito para o usuário. Art. 9º, §1 (A tarifa não será subordinada)

  • De acordo com o artigo 175, caput, da Constituição Federal os serviços públicos podem ser prestados diretamente pelo Estado ou podem ser delegados a particulares por meio de concessão ou permissão de serviço público.

    A permissão de serviço público é, para maioria dos autores, o ato administrativo unilateral e precário por meio do qual a Administração Pública transfere a particular, pessoa física ou jurídica, a execução de serviço público, para que o exerça em nome próprio e por sua conta e risco. Já a concessão de serviço público é o contrato por meio do qual a Administração Pública delega a pessoa jurídica a execução de serviço público.

    As concessões comuns de serviço público são reguladas pela Lei nº 8. 987/1995. As concessões de serviço público estão definidas no artigo 2º, II, da referida lei nos seguintes termos:

    concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.

    Já as permissões de serviço público são mencionadas em apenas dois dispositivos da Lei nº 8.987/1995: o artigo 2º, IV e o artigo 40, caput e parágrafo único.

    O artigo 2º, IV, define as permissões de serviço público da seguinte forma:

    permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

    Já o artigo 40 da Lei nº 8.987/1995, destoando da doutrina que define a permissão de serviço público como ato administrativo, determina que a permissão será formalizada por meio de contrato de adesão e que às permissões serão aplicáveis as disposições da Lei nº 8.987/1995.

    A questão demanda conhecimento acerca das disposições específicas da Lei nº 8.987/1995.



    Vejamos as alternativas da questão:

    A) conceitua-se a permissão de serviço público como a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.

    Incorreta. A alternativa atribui à permissão de serviço público o conceito legal de concessão de serviço público.


    B) a concessão de serviço público consiste na delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

    Incorreta. A questão atribui à concessão de serviço público o conceito legal de permissão de serviço público. Nas concessões de serviços públicos a execução do serviço só pode ser delegada à pessoa jurídica ou consórcio de empresas, na forma do artigo 2º, II, da Lei nº 8.987/1995.


    C) as concessionárias de serviços públicos, de direito público e privado, nos Estados e no Distrito Federal, são obrigadas a oferecer ao consumidor e ao usuário, dentro do mês de vencimento, o mínimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus débitos.

    Correta. Determina o artigo 7º-A, incluído na Lei nº 8.987/1995 pela Lei nº 9.791/1999, que “as concessionárias de serviços públicos, de direito público e privado, nos Estados e no Distrito Federal, são obrigadas a oferecer ao consumidor e ao usuário, dentro do mês de vencimento, o mínimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus débitos".


    D) é obrigado ao poder concedente, desde que previsto no edital, no interesse do serviço a ser concedido, determinar que o licitante vencedor, no caso de consórcio, se constitua em empresa antes da celebração do contrato.

    Incorreta. De acordo com o artigo 19, § 1º, da Lei 8.987/1995, no caso de consórcio,

    “o licitante vencedor fica obrigado a promover, antes da celebração do contrato, a constituição e registro do consórcio". Não é necessário que o consórcio se constitua em empresa, mas sim que o consórcio de empresas seja constituído e registrado antes da celebração do contrato.


    E) a tarifa será subordinada à legislação específica anterior e somente nos casos expressamente previstos em lei sua cobrança poderá ser condicionada à existência de serviço público alternativo e gratuito para o usuário.

    Incorreta. Nos termos do artigo 9º da Lei 8.987/1995, “a tarifa do serviço público concedido será fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e preservada pelas regras de revisão previstas nesta Lei, no edital e no contrato".



    Gabarito do professor: C. 

  • Resuminho básico para questões assim que detona boa parte das questões, principalmente múltipla escolha:

    CONCESSÃO:

    1. PJ ou Consórcio de empresas
    2. Licitação na modalidade Concorrência
    3. Não precário, em regra.

    PERMISSÃO

    1. PF OU PJ
    2. Licitação qualquer modalidade
    3. Precário

    Lembrando que são SEIS opções de datas que uma concessionária deve fornecer ao usuário para pagar a conta.